Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Na posse do novo ministro, presidenta Dilma fala sobre força do setor agropecuário para o desenvolvimento do país

Presidenta Dilma Rousseff discursa durante posse do ministro da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro.


Ao participar da cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, nesta terça-feira (23/8), em Brasília (DF), a presidenta Dilma Rousseff salientou o momento histórico do setor agropecuário brasileiro que contará, na safra 2011-2012, com o investimento recorde de R$ 107,5 bilhões.

Ela destacou a colaboração do ex-ministro Wagner Rossi na condução de políticas para o setor, agradecendo, em nome do governo, a sua atuação à frente da pasta, e afirmou ter certeza de que o novo ministro Mendes Ribeiro executará muito bem o Plano Agrícola e Pecuário 2011-2012.
“Os avanços desse Plano Safra 2011-2012 envolvem a simplificação e a desburocratização do acesso ao crédito, passam pelo suporte aos segmentos de grãos, algodão e alimentos, passam por mais apoio aos médios produtores (…), envolvem também o fortalecimento do programa de agricultura de baixo carbono (…), passam ainda pela criação de linhas de crédito especiais para plantar e renovar canaviais, pelo suporte da cadeia de produtores de laranja, pela criação de linhas específicas aos pecuaristas.”
A presidenta lembrou que o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e o terceiro maior exportador de produtos agropecuários – atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia –, sem perder de vista o foco no mercado interno e na garantia da segurança alimentar aos 190 milhões de brasileiros. Ela ressaltou o caráter estratégico do agronegócio no enfrentamento à instabilidade econômica internacional e citou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, distribuição de renda e resgate de brasileiros da pobreza extrema.

Dilma Rousseff chamou a atenção para os muitos desafios que o país precisa enfrentar. Na opinião dela, é necessário fortalecer a agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries e proteger a agricultura para torná-la cada vez mais forte. A presidenta disse, ainda, que é preciso lutar nos organismos internacionais contra o protecionismo e as práticas comerciais danosas ao Brasil, de forma a “assegurar o abastecimento de um mercado interno em crescimento”.
“Isso é sem dúvida uma das características mais estratégicas do nosso país”, classificou.
O ministro Mendes Ribeiro, por sua vez, agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff ao convidá-lo para chefiar o Ministério e afirmou que sua grande missão será ajustar o compasso entre as necessidades da sociedade e a gestão governamental. “Terei como inspiração os agricultores brasileiros”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”