Guerrilheiro Virtual

domingo, 11 de setembro de 2011

Apesar de guerras que mataram 225 mil, 92% dos afegãos não sabem do 11 de Setembro

As cenas do 11 de Setembro estão na cabeça de quase todas as pessoas com mais de 15 anos de Nova York a São Paulo, de Paris a Sydney, de Tel Aviv a Buenos Aires, de Beirute a Pequim. Mas nem todo o mundo, incluindo adultos, se recorda do que aconteceu em Nova York naquela terça-feira de dez anos atrás.
De acordo com pesquisa publicada no Wall Street Journal, 92% dos afegão não sabem o que foi o 11 de Setembro. A rede de TV CNN exibiu reportagem hoje em que dezenas de pessoas no Afeganistão foram entrevistadas e nenhuma delas tinha visto a foto das torres. O único que reconheceu pensou que fosse Cabul. Segundo a jornalista do Estadão Adriana Carranca, autora de livro sobre a vida de onze afegãos que será lançado neste mês, muitas pessoas naquele país não tem aparelhos de TV.

Nesta guerra, junto com a do Iraque, 225 mil foram mortos, incluindo 6 mil militares americanos. Destes, 140 mil eram civis, de acordo com um levantamento conservador da Universidade Brown. Foram gastos entre US$ 3,2 trilhões e US$ 4 trilhões nestes conflitos, equivalente a cerca do dobro do PIB do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”