Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudo projeta alta de 43,1% no preço mundial do petróleo até 2020

O descompasso entre o crescimento da demanda e a incorporação de novas reservas causará um aumento de 43,1% no preço mundial do petróleo até 2020. Para o etanol, a perspectiva é ainda maior e aponta para uma alta de 125,9% no período.
No Brasil, as altas serão significativamente menores, chegando a 18,7% para o petróleo e 7% para o etanol até o fim da década. A conclusão é do estudo "Brasil sustentável - Perspectivas dos mercados de petróleo, etanol e gás", divulgado hoje pela Ernst & Young Terco em parceria com a FGV Projetos. O material revela que os preços em trajetória ascendente vão limitar o desenvolvimento de praticamente todas as economias do mundo, gerando um hiato de 0,52 ponto percentual em relação ao crescimento potencial do PIB mundial a cada ano até o fim da década.
O estudo afirma ainda que esta década será marcada por um crescimento econômico mundial ainda dependente do petróleo, com uma demanda global crescente e movimentos insuficientes de substituição e eficiência energética, além de um aumento de oferta incerto e concentrado a partir de 2015.
"O petróleo, no longo prazo vai seguir uma trajetória ascendente. A época de petróleo barato realmente se esgotou", disse Fernando Blumenschein, da FGV Projetos. "Existe uma perspectiva de elevação de preços contínua na próxima década", acrescentou.
No Brasil, a alta dos combustíveis dependerá da disposição política em repassá-la ao consumidor. O controle exercido pela Petrobras sobre os preços da gasolina e do álcool praticados ao consumidor põe o Brasil, segundo o estudo, em uma condição privilegiada em relação ao resto do mundo no que diz respeito ao impacto dos combustíveis sobre o desempenho do PIB nacional e sobre a inflação.
Guilherme Serodio
No Valor
Pesquisado no Blog: Contextolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”