Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oposição de centro-esquerda vence legislativas na Dinamarca

A oposição de centro-esquerda é a vencedora das eleições legislativas desta quinta-feira na Dinamarca, segundo as pesquisas publicadas após o fechamento dos colégios eleitorais.

O primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen reconheceu a derrota nesta quinta-feira à noite. "Mais cedo esta noite liguei (para a chefe da oposição) Helle Thorning-Schmidt. A cumprimentei e disse que ela tem agora a possibilidade de formar um novo governo", disse Rasmussen diante de seus eleitores.



Helle Thorning-Schmidt, líder da oposição social democrata que saiu vencedora na Dinamarca
Líder da oposição social democrata que saiu vencedora na Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt

As duas pesquisas divulgadas pela emissora TV2 e pela rádio pública DR pouco depois das 20h (15h de Brasília), dão uma maioria absoluta dos 179 assentos do Parlamento ao bloco de esquerda liderado pela chefe dos social-democratas, Helle Thorning-Schmidt.

Caso os resultados das pesquisas sejam confirmados, Thorning-Schmidt, 44 anos, será a primeira mulher a se tornar primeira-ministra da Dinamarca.

A pesquisa da TV2 dá 93 cadeiras ao bloco de centro-esquerda e 86 ao de centro-direita.

A pesquisa publicada pela DR dá ao bloco de esquerda 90 assentos contra 85 ao bloco de direita, deixando de lado os quatro assentos reservados aos territórios autônomos da Groenlândia e das Ilhas Feroe , que não impediriam o bloco de esquerda de ter a maioria das cadeiras.

Esses resultados confirmam projeções anteriores publicadas duas horas antes do fechamento dos colégios eleitorais.

Segundo essa primeira pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora TV2, a oposição de centro-esquerda ganhou as eleições legislativas.

A coalizão dirigida pela líder social-democrata obteria a maioria no Parlamento, com 93 das 179 cadeiras da Câmara.

O bloco de direita, dirigido pelo primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen, obteria 86 cadeiras, e voltaria à oposição após liderar o país durante uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”