Guerrilheiro Virtual

domingo, 2 de outubro de 2011

Presidente Dilma inicia hoje giro pela Europa

Juca Varella/Folhapress

A presidente Dilma Rousseff embarca neste sábado (1º) para a Europa com uma agenda de compromissos em três países, onde não apenas assuntos econômicos e políticos serão discutidos.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baeno, a visita da presidente Dilma à Bulgária, o segundo destino da viagem, terá "um forte componente pessoal, emocional, dados seus laços familiares com a Bulgária".
Dilma deve ter um encontro com familiares na cidade de Gabrovo, terra natal de seu pai, a 200 km de Sófia, capital do país. Ela não tem mais parentes diretos no município, apenas primos de segundo grau.

Durante a visita, a presidente terá encontros com o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, e com o primeiro-ministro, Boyco Borissov.

A agenda da presidente na Bulgária também terá um viés econômico: a intenção é reforçar investimentos brasileiros na área de aeronáutica e de veículos, com possibilidade de maior presença da Embraer no país e de ônibus brasileiros.

UNIÃO EUROPEIA

O primeiro destino de Dilma será a Bélgica, onde ela participará da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia. A crise econômica internacional, já tratada no discurso da presidente na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, estará na pauta de reunião entre a presidente e os representantes dos países europeus.

"A Europa tem um papel importante também na situação no norte da África e no Oriente Médio. Certamente haverá esse diálogo político com a União Europeia", afirmou Baena em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30). Dilma deve participar ainda da abertura do festival cultural Europalia --o Brasil é tema do evento neste ano.

A Turquia será o último destino da presidente --será a primeira visita de Dilma após a eleição do primeiro-ministro Recep Erdogan, em junho deste ano.

A comitiva da presidente inclui os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Ana de Hollanda (Cultura) e Helena Chagas (Comunicação Social). Ao todo, Dilma ficará uma semana no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”