Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma década com 225 mil mortos por guerras dos EEUU

+
 
225 mil mortes, 365 mil feridos e 7,8 milhões de refugiados, é o saldo que deixa o rasto bélico dirigido pelos EEUU durante a última década, segundo o  Instituto Watson para Estudos Internacionais da Universidade Brown. Neta Crawford e Catherine Lutz realizaram o estudo das guerras empreendidas pelos EEUU no Afeganistão, Iraque e Paquistão, segundo a Radio del Sur.
O governo de então do presidente George W. Bush invadiu o Iraque sob o pretexto de buscar armas químicas; pôs em sua mira o Afeganistão, após os eventos do 11/S e atacou zonas tribais do Paquistão em sua denominada "luta anti-terrorista".

As cifras desta investigação mostram que os civis são os mais afetados por essas incursões. Assim, 125 mil pessoas morreram no Iraque (

E quanto às baixas militares, o documento menciona que os EEUU perderam 6 mil soldados enquanto seus aliados tiveram 1.200 baixas mortais. Os iraquianos perderam 9.900 soldados; os paquistaneses, 3.500 e os afegãos, 8.800. O saldo mortal continua com as baixas de 2.300 agentes de segurança privada.

Nestes dez anos perderam a vida também 168 repórteres e 266 colaboradores de Organizações Não-Governamentais(ONG) humanitárias.

Cabe adicionar que o governo ianque incorreu em gastos de até quatro trilhões de dólares nestas guerras.
“Há muitos custos e consequências da guerra que não podem ser quantificados, e as consequências das guerras não terminam quanto param as hostilidades", disse Crawford, professora da Universidade de Boston.
Vejam o texto original em RED VOLTAIRE
 
Pesquisado do Blog Nebulosa de Órion
esta cifra é uma avaliação mínima, a cifra atualizada avalia em um milhão de civis mortos em consequência da invasão dos EEUU no Iraque ndlr); 56 mil no Paquistão e 12 mil no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”