Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AUMENTA O RISCO DE GUERRA EUA x VENEZUELA


[OBS deste blog ‘democracia&política’:

Considerando os procedimentos que vêm sendo adotados pelos Estados Unidos nas últimas décadas (no Iraque, na Líbia e -iminência- no Irã), vislumbra-se guerra próxima na fronteira norte do Brasil.

A divulgação da perspectiva de, em 10 anos, a Venezuela vir a ser a maior exportadora mundial de petróleo, certamente, acelerará o planejamento norte-americano, apoiado pela OTAN, para atacar e invadir a Venezuela e assumir o controle da produção e exportação do petróleo venezuelano.
 
A sequência já é padrão. Primeiro, se intensificará a demonização de Hugo Chávez; a seguir, com ou sem aprovação da ONU, virão os embargos e as sanções; por fim, caso até a essa etapa não haja a assunção de novo presidente submisso e totalmente marionete do governo dos EUA (como havia antes na Venezuela e hoje na Arábia Saudita), virão os mortíferos ataques arrasadores e a invasão militar para “restaurar a democracia” e “proteger os civis”. Paralelamente à essa sequência, haverá insuflação de revoltas internas (com contribuição diplomático-logístico-militar norte-americana para os opositores) e o forte apoio para essa escalada por parte da mídia e da direita internacional e brasileira (as quais já vêm fazendo “o seu trabalho”).

Essa óbvia antevisão retorna aos meus pensamentos após ler a seguinte notícia da Agência Brasil:]

EM DEZ ANOS, VENEZUELA SERÁ O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE PETRÓLEO, diz Chávez
 
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que, em dez anos, o país se tornará o primeiro exportador mundial de petróleo devido ao aumento da sua produção. Segundo ele, em pouco tempo, a Venezuela já poderá alcançar o posto de segundo exportador mundial do produto. Atualmente, o maior exportador é a Arábia Saudita.

A Venezuela ocupa o quinto lugar no ranking mundial na exportação de petróleo. O país exporta 2,5 milhões de barris, dos quais cerca de 1,5 milhão segue para os Estados Unidos e 500 mil para a China.

Dentro de pouco tempo, seremos talvez o segundo [exportador de petróleo no mundo]. Dentro de dez anos, calculo que poderemos estar outra vez em primeiro lugar entre os exportadores mundiais", disse Chávez.

De acordo com Chávez, a Venezuela terá capacidade para exportar cerca de 10 milhões de barris na próxima década. O presidente lembrou que os venezuelanos foram os primeiros exportadores mundiais até a década de 1970. "Hoje, somos um dos primeiros, mas os árabes nos ultrapassaram. Primeiro, a Arábia Saudita, depois Iraque e Irã", disse.”

FONTE: reportagem de Renata Giraldi (edição: Lílian Beraldo) da Agência Brasil, com informações da agência pública de notícias de Portugal “Lusa” (
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-28/em-dez-anos-venezuela-sera-maior-exportador-mundial-de-petroleo-diz-chavez) [título, imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”