
Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas 8X8 Piranha IIIC - Foto: MB
O Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais recebeu, no dia 23 de novembro, mais três Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas 8X8 Piranha IIIC, sendo duas unidades na versão Comando e uma na versão Socorro. Com as novas aquisições, a Marinha atinge o total de 18 viaturas, de 30 unidades previstas a serem entregues até 2014.

As viaturas “Piranha”, versão Comando, são inéditas na Marinha do Brasil. Cada veículo possui a capacidade de operação, no compartimento do Estado-Maior, de até seis redes em VHF, uma rede em HF e uma rede em VHF/UHF. Existe, ainda, uma unidade do equipamento rádio VHF destinada exclusivamente a prover o comando e controle entre os veículos. Estes equipamentos permitem que as viaturas operem de forma adequada com os meios navais e aeronavais e, se utilizadas simultaneamente, permite o emprego em um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de valor Brigada Anfíbia. Associada a esta capacidade, é possível utilizar a funcionalidade GPS, adquirida pela Marinha do Brasil, para a transmissão e a recepção de dados de localização de forma remota, características estas, essenciais para o emprego em um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

Os conjuntos adquiridos para esta versão fazem parte do projeto de revitalização do Sistema de Comunicações e suas primeiras unidades foram recebidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais, em 2006. Além disso, o blindado possui um gerador de energia a diesel, totalmente integrado à viatura, que permite a operação de todos os equipamentos, sem a necessidade de manter o motor em funcionamento.
Fonte: NOMAR
Do DefesaNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”