Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pedido de "CPI da Privataria" chega à Câmara nesta quarta, diz Protógenes


“Nomes dos deputados que assinaram pedidos são mantidos em sigilo para evitar pressão sobre deputados, o que "atrapalharia tudo em vez de ajudar"
Fábio M. Michel, Rede Brasil Atual
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) promete entregar ainda na manhã de quarta-feira (21) ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o requerimento para que a Casa instale a CPI da Privataria. O pedido é voltado a apurar as denúncias contidas no livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr.
Protógenes garante que a lista de apoio à iniciativa ultrapassa com folga o mínimo de 171 assinaturas exigidas pela Constituição. Na relação figuram nomes até do próprio PSDB. Mas o parlamentar prefere não antecipar nomes. "Isso só provocaria mais pressão sobre os deputados, haveria muito barulho da imprensa e atrapalharia tudo, em vez de ajudar", defende.
Amaury Ribeiro Júnior participa de um lançamento da obra na noite desta quarta-feira, em São Paulo. No livro, ele descreve e enumera evidências de lavagem de dinheiro, corrupção e desvio de recursos públicos cometidos por pessoas ligadas ao PSDB durante as privatizações de empresas estatais, no período do governo Fernando Henrique Cardoso. Ricardo Sérgio de Oliveira, – ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil e ex-caixa de campanhas eleitorais do PSDB – e parentes do ex-governador José Serra (PSDB) estão entre os principais acusados.
Segundo a assessoria de gabinete de Protógenes, a lista com os nomes que apoiarão as investigações será divulgada logo depois de o requerimento ser oficialmente entregue à presidência da Câmara. O deputado garante que Marco Maia está comprometido com a instalação imediata da comissão, que no entanto só deverá efetivamente iniciar seus trabalhos a partir de fevereiro de 2012, após o recesso parlamentar.
Queiroz afirmou que passaria boa parte desta terça-feira (20) angariando novas assinaturas ao requerimento de sua autoria. "A expectativa é positiva, há um grande incômodo entre os deputados por conta dos relatos e da farta documentação do livro do Amaury e muitos querem que os fatos sejam apurados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”