Guerrilheiro Virtual

domingo, 18 de dezembro de 2011

PIB: BRASIL É A 6ª ECONOMIA MUNDIAL

 

Evolução do PIB brasileiro [fraca e decrescente no governo FHC/PSDB (1995-2002) e forte e crescente no governo Lula/PT (2003-2010)] (início do período PSDB em azul e início do período PT em vermelho)

 
Evolução do PIB per capita [fraca e decrescente no governo FHC/PSDB (1995-2002) e forte e crescente no governo Lula/PT (2003-2010)]
 

"The Economist": BRASIL PASSA A INGLATERRA E É A 6ª ECONOMIA MUNDIAL

Nunca antes na história deste país o Brasil foi a 6ª economia do mundo.

Projeções indicam que ultrapassará França em 2014 e a Alemanha em 2020.

Foi só Lula entrar em 2003 e acabar com a “Privataria Tucana”, e Dilma continuar em 2010, e vejam só no que deu.

Publicado no semanário “Expresso” (de Portugal):

BRASIL É A 6ª POTÊNCIA MUNDIAL

"O Brasil ultrapassou o Reino Unido, avança a "Economist Intelligence Unit", empresa de consultoria pertencente ao grupo da revista britânica "The Economist".

O Reino Unido já não é a 6ª maior potência econômica do mundo, tendo sido ultrapassado pelo Brasil, que passou a ter este ano o sexto maior produto interno bruto (PIB) medido em dólares à taxa de câmbio corrente.

A informação é da empresa de consultoria britânica “Economist Intelligence Unit” (EIU), confirmando assim, e antecipando, as previsões do “Fundo Monetário Internacional” (FMI) para 2011.

Tanto o FMI como a EIU e o “Business Monitor International” (BMI) haviam previsto que o Brasil ultrapassaria até ao final do ano o Reino Unido, passando a ocupar o lugar de sexta maior economia mundial.

De acordo com as projeções da EIU, o Brasil perderá a 6ª posição para a Índia em 2013, mas voltará a recuperar o lugar no ranking em 2014, ano do Mundial de Futebol, ao ultrapassar a França.

PIB CRESCE ACIMA DOS PAÍSES RICOS

A diferença do PIB estimado para o Brasil até ao final do ano - 2,44 mil milhões [bilhões] de dólares (mesmo considerada a redução da projeção de crescimento de 3,5% para 3%) e o PIB do Reino Unido (2,41 mil milhões [bilhões], com crescimento de 0,7%)- é de 1,2%, diferença que poderá facilmente triplicar.

Segundo o jornal "Folha de São Paulo", a subida do Brasil no ranking das maiores economias do mundo deve-se à crise dos países desenvolvidos. De acordo com a agência “Terra”, a tendência de ascensão dos países emergentes era esperada por especialistas há anos, mas acentuou-se devido à crise global.

A EIU refere que o Brasil continuará a subir no ranking das grandes potências, de modo que, até ao fim da década, - de acordo com as projeções - o PIB brasileiro será maior do que o de todos os países europeus.

Segundo o "The Word Economy", de Angus Maddison, em 1820 o PIB britânico, sem as colônias, era 12,4 vezes maior do que o do Brasil; em 1870 era 14,3 vezes superior; e em 1913, 11,7 vezes mais elevado.

Em 2009, o PIB do Brasil ultrapassou os do Canadá e Espanha, passando a ser o oitavo do mundo, e em 2010 ultrapassou o da Itália.

De acordo com a "Folha", o crescimento do PIB, que coloca o Brasil em posição favorável em relação às maiores economias mundiais, é influenciado, também, pelo aquecimento da economia em 2010, pautada por política monetária de estímulo ao consumo - com uma série de subsídios e isenções de impostos iniciada no pós-crise.

"Enquanto a maioria das economias desenvolvidas ainda gatinhava na recuperação, o Brasil registrou no ano passado o maior crescimento desde 1986, chegando a 7,5%. Em 2009, no entanto, a variação da economia brasileira foi negativa."

O jornal ressalta, ainda, que houve desaceleração na relação trimestral este ano, influenciada pela contenção do crédito, da valorização do câmbio, de juros mais elevados e do consequente arrefecimento da indústria provocado por estes fatores.”

FONTE: divulgado pela "Economist Intelligence Unit", empresa de consultoria pertencente ao grupo da revista britânica "The Economist", e publicado no semanário “Expresso” (de Portugal). Transcrito no blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/12/brasil-passa-inglaterra-e-e-6-economia.html) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].
 
 
Do Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”