Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Militantes antissegregacão homem-mulher desafiam ultraordoxos em Israel


Militantes por igualdade sexual desafiam ortodoxos em Israel
Milhares de militantes contra a segregação entre homens e mulheres circularam neste domingo de ônibus pelos bairros ultraortodoxosde Jerusalém para denunciar a regra tácita que faz com que as mulheres tenham que se sentar na parte de trás desses veículos.

Esta ação, que foi realizada sem incidentes, acontece num momento em que as discriminações em relação às mulheres, impostas por uma ala radical dos judeus ortodoxos, causam uma forte comoção, depois de uma série de incidentes que obrigram os dirigentes a reagir.

Os manifestantes, jovens em sua maioria, fizeram com que as mulheres participantes se sentassem na parte dianteiro dos ônibus sem que os Haredim (literalmente os "Temerosos de Deus") presentes a bordo reagissem.

A manifestação foi convocada por iniciativa de organizações judias da corrente reformadora, defensora tradicional da igualdade homem-mulher, e de organizações que fazem campanha há anos contra a segregação feminina nos transportes públicos utilizados pelos ultraortodoxos.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”