Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vazamento de petróleo no delta do Níger, alguém ouviu falar?

GilsonSampaio
 
Vazamento de petróleo no Golfo do México foi notícia internacional. O vazamento da Bacia de Campos também.

O desastre no Equador, não. Afinal, é um paisinho de merda da América do Sul com PIB inferior ao valor de mercado da Chevron, estrela do mercado petroleiro e de vazamentos criminosos em nome da ganância.
 
A África é preta e pobre e explorada pelo imperialismo ocidental. A Nigéria é um país preto e pobre e explorado pelo imperialismo ocidental. Por isto, invisível.
 
Aqui no Brasil a ANP fez cara de paisagem para o vazamento na Bacia de Campos.
 
É o mercado e o entreguismo, estúpido.

Via EuroNews

Derrame de crude afeta comunidades do delta do rio Níger

2012 começa da pior maneira para os habitantes do delta do rio Níger. A região é afetada por uma maré negra que é já qualificada como a pior em 13 anos. Esta região costeira da Nigéria é constantemente afetada por derrames de petróleo, em terra e em alto-mar. O país é o maior produtor do continente africano. Os residentes acusam a petrolífera Shell de estar na origem desta poluição, que está a afetar a sua principal fonte de rendimento.

“A poluição está aí, o problema está aí e nós não podemos ir para o rio, não podemos pescar e não temos forma de sustentar as nossas famílias” – afirma Jakob Uka, um dos chefes da comunidade de Orobiri.
 
A Shell reconhece que houve um problema com a plataforma de águas profundas Bonga, que se situa a 120 quilómetros da costa da Nigéria. No dia 20 de dezembro a petrolífera anglo-holandesa constatou um derrame de uma quantidade inferior a 40.000 barris de crude. A Shell mobilizou cinco barcos e dois aviões para recolher o petróleo e aplicar dispersores químicos. Por isso assegura que a poluição de que se queixam agora os habitantes do Delta do rio Níger tem outra fonte. A ONU considera que a região precisa da maior operação de despoluição do mundo ao fim de cinco décadas de exploração petrolífera.


Do Gilson Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”