Guerrilheiro Virtual

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Molhes da Barra de Rio Grande terão qualificação

 
A ideia é realizar o processo de qualificação dos molhes em conjunto com os vagoneteiros e a ONG Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). O trabalho deve ser de sustentabilidade ambiental, sócio-econômico e turístico.
 
Após a obra de ampliação dos Molhes da Barra, realizada pelo Governo Federal, o Porto do Rio Grande ficou responsável pelo cuidado da estrutura dos molhes, considerado um dos mais importantes pontos turísticos do Litoral Sul, por suas belezas naturais, espécies marinhas e grandiosidade. O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, diz que o espaço dos molhes sempre foi uma atração turística não planejada, e que agora deverá ser qualificado e receber um memorial.
 
"Os molhes são um espaço de visitação pública que as pessoas faziam de forma voluntária. A ideia agora é realizar o processo de qualificação dos molhes, em conjunto com os vagoneteiros e a ONG Núcleo de Estudos Ambientais (Nema)", ressalta ele. O trabalho deve ser de sustentabilidade ambiental, sócio-econômico e turístico, que resgate a história da construção dos molhes da barra, contada através de fotos e textos que remontam desde a concepção até a construção efetiva nos dias de hoje. "A idéia é utilizar o local do antigo farol para a construção deste memorial", afirma Dirceu.
 
Segurança e orientação
 
 
Conforme ele, o projeto busca zelar pela segurança dos visitantes, por isso haverá um processo de orientação dos passeios, entrega de folders com instruções, e informações serão distribuídas permanentemente, chamando a atenção de quem usa este bem para os aspectos de educação ambiental e segurança. O desenvolvimento do projeto deverá ser discutido com todos os envolvidos, para que este seja um espaço de visitação e conhecimento público das belezas de todo conjunto dos Molhes Leste e Oeste.
 
Os vagoneteiros, responsáveis pelo passeio, serão de extrema importância para a realização plena do projeto. "Todos deverão participar, seja no processo de capacitação, na questão do aprendizado de outras línguas, atendimento à população, melhorias nas vagonetas, que são seu instrumento de trabalho, e nas condições para que permaneçam fazendo seu trabalho. Eles são fundamentais para que o processo tenha êxito", concluiu o Superintendente do Porto.
 
Grupo de Trabalho
 
 
A SUPRG já criou o Grupo de Trabalho do Plano Turístico dos Molhes da Barra, que inclui setores como engenharia, arquitetura, meio ambiente, jurídico e comunicação. As reuniões estão ocorrendo semanalmente para dar andamento nos trabalhos. O projeto é divido em três etapas em curto, médio e longo prazo, sendo que a primeira fase é considerada emergencial e as atividades serão realizadas ainda neste veraneio. A SUPRG já realizou uma reunião com os vagoneteiros, quando mais de cinquenta estiveram presentes e colocaram suas reivindicações e sugestões.
 
Assessoria de Imprensa Palácio Piratini
Assessoria de Comunicação da SUPRG

No Hidrovias Interiores
Do Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”