Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 26 de abril de 2012

EUA devem olhar América Latina

Consolidação dos notáveis avanços na região depende de mais integração nas áreas de energia, comércio e segurança

 
MARCO RUBIO
LOS ANGELES TIMES
 
Os EUA não podem dar-se o luxo de continuar deixando a América Latina em banho-maria enquanto concentram o grosso de sua atenção na Ásia, Europa e Oriente Médio. Os esforços americanos deveriam se concentrar em quatro áreas fundamentais: construir um movimento democrático, melhorar os laços comerciais, cooperar em questões de energia e construir e fortalecer alianças de segurança.

Não foi por acaso que uma maior prosperidade se seguiu ao fortalecimento de instituições democráticas na América Latina. Não é surpresa que Cuba, que ainda não é uma democracia, enfrente dificuldades. Olhando para uma futura era pós-Castro, os cubanos estão empreendendo ações cada vez mais ousadas para ter liberdades políticas e econômicas. Os EUA deveriam apoiá-los encontrando maneiras de aumentar a conectividade entre cubanos e expandir o acesso a tecnologias na ilha.

Também precisamos ajudar democracias pouco desenvolvidas da América Latina. As eleições livres são fundamentais, mas não bastam. Como se viu na Venezuela, na Nicarágua, no Equador e na Bolívia, líderes eleitos podem usar o poder democraticamente obtido para abusar de seu povo, atacar liberdades fundamentais e enfraquecer a sociedade civil. Um novo desafio poderá se colocar em breve, já que a Venezuela fará sua eleição presidencial em outubro. Se Hugo Chávez perder a eleição ou ficar incapaz de governar, outros países do hemisfério deviam ser proativos e resolutos ao deixar claro que não farão nenhuma tentativa de suspender a ordem constitucional.

Os avanços recentes de prosperidade e mobilidade social na América Latina ajudaram a fortalecer democracias e a criar novos consumidores. Após décadas de ditaduras, guerras e corrupção, muitos países latino-americanos surgiram como exemplos das coisas boas que ocorrem quando a livre iniciativa cria raízes. Países como Colômbia e Chile foram um dia assolados por conflitos que requereram ajuda ou intervenção internacional, mas estão se engajando no mundo como nunca, tornando-se autossuficientes e oferecendo novas oportunidades econômicas aos EUA.

Infelizmente, há um senso crescente de protecionismo fincando raízes e essa maré precisa ser revertida. No ano passado, o Congresso finalmente aprovou acordos de livre comércio com a Colômbia e o Panamá, que em breve entrarão em vigor e ajudarão a reduzir as barreiras comerciais para americanos venderem seus produtos e serviços, como fizeram os acordos passados com Chile, Peru, América Central e México. No front da energia, o Hemisfério Ocidental precisa se estabelecer como uma alternativa democrática, pacífica e estável ao Oriente Médio na produção mundial. Uma aliança energética formada por EUA, Canadá, México, Colômbia, Brasil e uma Venezuela pós-Chávez ajudaria nessa meta.

De um ponto de vista da segurança, o crime organizado violento precisa ser enfrentado. A despeito das exortações de alguns, isso não pode ocorrer pela legalização ou a descriminação do tráfico de drogas.

A Colômbia tornou-se uma história de sucesso de segurança, não porque seus líderes tenham legalizado as drogas, mas porque tiveram a coragem de combater os cartéis e os narcoterroristas das Farc. Mas a luta não terminou e os EUA precisam continuar dando seu apoio, o que incluiria fornecer à Colômbia aviões armados não tripulados. Países como a Colômbia podem, então, usar sua experiência para exportar segurança a pontos problemáticos como Honduras e Guatemala.

Finalmente, o Irã tenta aumentar sua influência na região, buscando aliados para contornar sanções, colher informações secretas e ter capacidade para ataques terroristas. As democracias da região precisam se unir para impedi-lo.

Chegou a hora de provar, por palavras e atos, que estamos comprometidos a ajudar a moldar o século 21 como um século de prosperidade e segurança sem precedentes no Hemisfério Ocidental.

TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”