Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fascismo avança na Inglaterra: Projeto de vigilância eletrónica provoca polémica no Reino Unido

É o novo projeto de lei que está a causar polémica no Reino Unido: o governo de Londres quer que a polícia e os serviços secretos possam ter acesso aos dados eletrónicos dos cidadãos.

A vigilância de emails, redes sociais, chamadas telefónicas ou SMS visa combater atividades criminosas, terroristas ou pedófilas. Mas causa polémica, incluindo no seio dos conservadores. “É perfeitamente desnecessário”, insurge-se o deputado conversador David Davis, que contrapõe: “E mesmo se for preciso vigiar terroristas e criminosos, o que é perfeitamente legítimo, deve ser preciso uma decisão do tribunal, garantias, magistrados. Tem sido assim há 100 anos… porque é que haveríamos de mudar agora?!”

As associações cívicas são, obviamente, contra o projeto e acusam o governo de querer colocar o Reino Unido em pé de igualdade com países como a China ou o Irão.

O projeto deve ser anunciado oficialmente, pela Rainha, em maio próximo, no discurso do trono.

O anterior governo trabalhista tinha apresentado um projeto semelhante, mas acabou por retirá-lo, pressionado pelos conservadores e pelos liberais democratas, atualmente no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”