Presidente venezuelano, Hugo Chávez, fala com imprensa durante cerimônia de recepção …
CARACAS, 27 Jun (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na noite de terça-feira que não tem mais tratamentos previstos "nesse momento" contra o câncer que ele enfrenta há um ano, após os resultados positivos que disse ter recebido dos exames realizados depois da última sessão de radioterapia.
"Neste momento, no horizonte que vejo e que penso, não tenho previsto nada disso (exames e tratamentos). O que eu tenho previsto é batalhar e triunfar", acrescentou o presidente, que buscará em outubro a reeleição para estender seu mandato a quase 20 anos.
A pouco mais de três meses para as eleições presidenciais, em que Chávez vai enfrentar o candidato único de oposição Henrique Capriles, o presidente lidera a maioria das pesquisas com uma margem de dois dígitos.
No entanto, analistas políticos afirmam que Chávez pode ser prejudicado na campanha se ficar longe das ruas para se recuperar da doença, enquanto Capriles, um jovem governador, passa uma imagem de energia em sua campanha pelo país desde fevereiro.
Desde o diagnóstico de um tumor do tamanho de uma bola de beisebol há um ano, Chávez se submeteu a três cirurgias e a tratamentos de quimio e radioterapia para combater a doença.
O presidente, cujo estado de saúde é tratado como segredo de Estado, declarou-se livre da doença em outubro do ano passado, mas teve uma recaída no início de 2012 que o levou de volta a Cuba para novos tratamentos.
Após encerrar a radioterapia, Chávez está voltando aos poucos a sua frenética atividade pública, com várias aparições por semana, incluindo conversas sobre basquete com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e até sobre tratadores com o líder de Belarus.
(Reportagem de Mariánna Párraga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”