Fernando Gabeira, um dos “mosqueteiros da ética”, segundo o ranking da revista Veja de julho de 2007 – que também incluía o ex-demo Demóstenes Torres –, não gosta mesmo de Lula. Em seu artigo de hoje no Estadão, ele volta a fustigar o ex-presidente por causa de uma frase pronunciada no Programa do Ratinho, no SBT, na semana passada. “Não deixarei que um tucano assuma de novo a Presidência”.
Na avaliação do ex-parlamentar, um tucano disfarçado de verde, com esta frase o líder petista expressaria a sua visão autoritária da política. Mesmo dizendo que já concedeu um “habeas língua” a Lula, Gabeira posa de intelectual pedante para interpretar a frase do ex-presidente. “Foi só um rápido surto autoritário, talvez estimulado pelo tom de programa de TV, luzes e uma plateia receptiva”.
A torcida pelo retorno dos demotucanos
Para ele, porém, nada garante que Lula conseguirá afastar os tucanos da presidência. Na verdade, Gabeira torce pelo retorno dos seus eternos aliados do PSDB e do DEM ao Palácio do Planalto. Ele também torce para que a economia brasileira afunde na crise. De forma pouco honesta, ele até insinua que o petista só ganhou popularidade porque “dirigiu o país num período de crescimento e muitos gastos” - esquecendo-se de analisar a grave crise que atinge o capitalismo desde 2008 e que tem seus reflexos no Brasil.
Gabeira chega a teorizar que o período da “gastança” estaria com seus dias contatos. E prevê que um novo governo deverá adotar um plano de “austeridade”, como Angela Merkel e outros neoliberais da Europa. “Pode ser que o esgotamento do modelo de estímulo ao consumo abra espaço para discurso de reformas fiscal e trabalhista, de foco em educação e infraestrutura, enfim, de uma fase de austeridade. E não é totalmente impossível que um partido de oposição chegue ao governo”.
Blogueiro da Veja aplaude
Gabeira abandonou há muito tempo qualquer passado progressista. Hoje ele é um aliado incondicional dos demotucanos e um inimigo das forças de esquerda. Não é para menos que o seu texto no Estadão recebeu imediato apoio do agressivo blogueiro da Veja. “Nem sempre concordo com o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, mas admito que já há muito ele tem se dedicado a temas que considero pertinentes. E tem se posicionado sobre eles com a devida responsabilidade”, elogiou Reinaldo Azevedo. Bela companhia!
Do Blog do Miro

Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”