Foto: Jorge Adorno/REUTERS
247 – O ex-presidente deposto do Paraguai Fernando Lugo começa hoje seu contra-ataque para voltar ao cargo. Ele montou um gabinete de governo paralelo na sede do Partido País Solidário (PPS), que integra a Frente Guasú. Leia na matéria de Guilherme Balza, do UOL:
O ex-presidente deposto do Paraguai Fernando Lugo se reúne nesta segunda-feira (25), a partir de 6h, com ex-ministros que integravam seu governo em uma espécie de “gabinete paralelo”. A reunião será na sede do Partido País Solidário (PPS), que integra a Frente Guasú.
Segundo Ricardo Canese, presidente da Frente, a reunião terá caráter deliberativo e tratará de questões do âmbito do governo paraguaio. “Só existe um presidente no Paraguai, e ele chama-se Fernando Lugo. O nosso gabinete de governo é constitucional”, afirmou.
O senador Carlos Filizolla, um dos quatro que foram contra a destituição de Lugo, afirmou que a Corte Suprema paraguaia e a Corte Interamericana dos Direitos Humanos serão acionadas para que o ex-mandatário volte ao poder. "Nosso objetivo é restaurar a ordem democrática. E isso significa Lugo voltar à presidência."
Às 17h, será a vez da Frente em Defesa da Democracia, composta pela Frente Guasú, outras legendas e organizações de esquerda, além de setores dos partidos Liberal Radical Autêntico --sigla de Franco-- e Colorado --ambos defenderam a deposição de Lugo.
Após deixar a presidência, Lugo afirmou que, embora não concordasse com sua deposição, aceitaria o novo governo. Nos últimos dias, entretanto, o ex-mandatário endureceu a postura contra seus opositores e passou a não mais reconhecer o governo de Federico Franco.
A criação do gabinete paralelo ocorre em um momento no qual as pressões externas ao Paraguai se intensificam. Argentina, Equador e Venezuela retiraram seus embaixadores do país; Brasil, Uruguai, Chile e Colômbia convocaram os seus representantes no Paraguai para consultas.
Do Brasil247
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”