Kelly Oliveira, Agência Brasil
“A estimativa de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial este ano caiu pela sexta semana seguida. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, foi ajustada de 5% para 4,95%. Essa estimativa consta do boletim Focus, pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos.
Para 2013, a estimativa para o IPCA caiu pela segunda semana seguida, ao passar de 5,54% para 5,5%. As projeções estão acima do centro da meta de inflação, 4,5% , mas abaixo do limite superior de 6,5%.
Para a taxa básica de juros, a Selic, usada pelo BC como instrumento para controlar a inflação, a previsão para 2012 permanece em 7,5% ao ano, e para 2013 permanece em 9% ao ano. Atualmente, a Selic está em 8,5% ao ano.
Outra estimativa dos analistas é para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,53% para 4,54%, este ano, e de 5% para 4,96%, em 2013.
A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) continua em 5,9%, este ano, e em 4,9%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), passou de 5,68% para 5,7% em 2012 e permanece em 5%, no próximo ano.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi ajustada de 3,6% para 3,5%, este ano, e foi mantida em 4,5%, em 2013.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”