Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 22 de junho de 2012

RIO + 20 - MARINA SILVA E SUA DIFICULDADE EM CONVIVER COM A REALIDADE


A ex-Ministra e Senadora Marina Silva escreve para o Jornal Folha de São Paulo e, no dia de hoje, aborda o resultado da CONFERÊNCIA RIO + 20, como ela mesma diz, "com a visão tolhida pela proximidade dos fatos".

Marina Silva apresenta uma grande dificuldade em analisar situações políticas ( E o Meio Ambiente é política pura) como elas são, e não como gostaria que fossem. Fica bem, é perfeitamente compreensível "cores barulhentas" e busca de "perfeição" quando isso vem dos movimentos sociais, mas não no caso da ex-ministra, que para além do seu "ativismo ecológico", transita dentro da política e sabe muito bem como são decididas as questões que envolvem o poder e o dinheiro.

Marina Silva sabe muito bem que a crise econômica por que passam os Estados Unidos e a Europa, interferiu de forma pesada no sentido de brecar avanços na questão ambiental. Sem o desemprego, sem o rombo nas contas públicas, sem os Bancos quebrando, EUA e EUROPA teriam mais espaço para ceder em algumas das propostas de sustentabilidade. RÚSSIA, CHINA E ÍNDIA, possuem governos que apostam tudo no chamado "desenvolvimento" a qualquer preço, relegando essa mesma sustentabilidade ao patamar possível de ser conciliado com seu objetivo maior.

A distância entre "os povos e os Estados" acontece na Rio + 20, como acontece nas ruas de Atenas, ou em Moscou, como aconteceu sempre em relação a outras situações de vital importância para países, seus povos e para o Planeta como um todo. O dia em que "povo e governo" estiverem em perfeita sintonia, viveremos no "PARAÍSO". Cabe aqui um AVISO: Vai demorar para acontecer.

A ex-Ministra e ex-candidata à presidência da República do Brasil, comete ainda equívoco, ao cobrar do governo brasileiro uma ação mais "incisiva" para conseguir um "texto final" que não "decepcionasse". Quem acompanhou a Conferência com "olhos de ver", anotou o esforço que nossa Diplomacia fez para elaborar um Relatório que fosse aceito por todos os governos, contendo avanços e compromissos que eles estivessem no mínimo dispostos a cumprir.


Soa como crítica fácil e fala de oposicionista, a cobrança de Marina Silva em relação a postura do governo brasileiro na RIO + 20. Eu tenho respeito pela ambientalista que ela é, comungo com seus ideais de preservação e sustentabilidade, mas, é forçoso reconhecer que, muito difícil é a MISSÃO de fazer todo o Planeta pensar e agir de comum acordo.

Marina Silva parece esquecer que não conseguiu tarefa muito mais simples, a de conciliar os seus interesses com o de meia dúzia de correligionários do PV, que ela acabou por deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”