Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 3 de julho de 2012

BAE Systems cria sistema de navegação que funciona sem sinais de satélites

O NAVSOP utiliza os mesmos sinais usados por telefones, rádios e internet.
 
Infográfico mostra o funcionamento do NAVSOP (Fonte da imagem: Reprodução/BAE Systems)
Há algum tempo, o GPS vem conquistando mais adeptos e aposentando os mapas de papel. Prova disso está na incorporação do serviço — que utiliza sinais vindos de satélites localizados ao redor da Terra — em smartphones e carros, fazendo com que a sociedade fique cada dia mais dependente dessas funções.
Mas e quando o sinal não pegar direito? Quem usa sabe que situações assim são bastante comuns, especialmente quando a pessoa está em locais fechados (como prédios) ou “pegou” um daqueles dias em que os sinais de GPS parecem desaparecer. Pensando nisso, a BAE Systems, uma empresa britânica de defesa, desenvolveu uma tecnologia que pode determinar sua posição mesmo se o sinal do GPS não estiver disponível — o NAVSOP.

O Navigation via Signals of Opportunity (Navegação por Sinais de Oportunidade) é um dispositivo que funciona coletando todos os sinais disponíveis nas proximidades em que ele está — contando com os mesmos sinais usados pelos telefones celulares, TVs, rádios e internet Wi-Fi em vez de satélites de navegação.

As vantagens do NAVSOP

Os criadores desse sistema afirmam que ele não veio para substituir o GPS, mas para ajudar a complementá-lo. Aparentemente, segundo noticiado pela BBC, o NAVSOP poderia ajudar a encontrar vítimas no interior dos edifícios durante um incêndio e a localizar veículos roubados escondidos nos parques de estacionamento subterrâneos. Além disso, ele também pode ser utilizado em uma guerra se o sistema “sat-nav” for desligado.

Atualmente, o protótipo do NAVSOP é uma peça em formato de caixa, mas os seus criadores prometem que, assim que chegar ao mercado, o sistema será um pouco maior que uma moeda.

Do DefesaNet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”