Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olimpíadas, Mensalão e o Sistema Globo de desinformação

     
 
Dois movimentos que vão ocupar a mídia nas próximas semanas vão deixar bem claro a falta que faz a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Um é a TV Globo ignorando quase que solenemente as Olimpíadas, prejudicando o desenvolvimento do esporte e de atletas tanto para 2012 quanto para os Jogos que serão disputados no Rio de Janeiro, em 2016.

Outro são os muitos veículos e comunicadores do grupo – TV Globo, Globonews, jornal O Globo, rádio CBN, G1, revista Época, o blogueiro “limpinho e independente”Ricardo Noblat etc. – martelando, sobre qualquer outro assunto, o julgamento do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal.

Serão retrospectivas, programas especiais, cobertura ao vivo, tudo na tentativa revisionista de tratar a crise política de 2005 como o legado dos governos Lula.

Não lhes interessam os 30 milhões saídos da pobreza, os 40 milhões que ascenderam para a classe média (opa, esses interessam sim, como consumidores!), os 17 milhões de empregos criados, o fato de Lula não estar sendo julgado, ou ele ter sido reeleito em 2012. Ou o governo Dilma, legado político de Lula, que saiu da presidência com a aprovação de 87% dos brasileiros.

Não lhes interessa saber se os brasileiros dão tamanha importância ao julgamento quanto o PIG e o PSDB, que enxergam nele a grande chance de desgastar o PT às vésperas da eleição de 2012.

Não lhes interessa nem a verdadeira justiça ou o verdadeiro jornalismo, o que está nos autos, que o Supremo julgue o caso de forma imparcial.

Esconder a Olimpíada e martelar o julgamento do mensalão são ambas ações coordenadas e que mostram que não há democracia dentro do Sistema Globo. Nas Olimpíadas, se esconde o evento do concorrente. Na outra, se promove a visão política do grupo, comandada por Ali Kamel e Merval Pereira, e reproduzida em texto, TV e rádio por um pequeno grupo de colunistas que se multiplicam por todos eles: Arnaldo Jabor, Carlos Sardenberg, Carlos Monforte, Cristiana Lobo etc...

Uma empresa, um pequeno grupo de chefes e colunistas com voz e comando de decisão. Um sistema de comunicação onde a democracia não tem tudo a ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”