Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Temendo rejeição, Serra esconderá aliança com Kassab em SP

 
A equipe do candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), resolveu retirar da campanha tucana o discurso de continuidade política. O motivo é a mal avaliada gestão do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) — principal aliado dos tucanos na capital.

Serra vai tentar evitar ficar na contramão do eleitorado paulistano, que atribuiu nota 4,4 à gestão de Kassab em pesquisa divulgada na semana passada pelo Datafolha.

No início do mês, o tucano se irritou quando o prefeito deu “nota dez” à própria gestão. A interlocutores Serra teria dito que o autoelogio era uma “estupidez”.

Mesmo não fazendo uso do discurso de continuidade, a campanha tucana evitará apontar falhas da atual administração ou problemas do município.

A campanha de Serra deverá ainda se distanciar da realidade da capital paulista, fazendo vista grossa e até desconsiderando problemas graves da cidade.

Pesquisas conduzidas pelo PSDB revelam que os eleitores rejeitam a figura de Kassab. Discretamente, Serra vem assumindo um discurso de independência em relação ao prefeito. Nas últimas semanas, trocou o plural que refletia uma única gestão (“nós fizemos”) pelo singular que marca uma imagem de liderança (“eu fiz” e “eu criei”).

“Eu fui eleito (em 2004). O Kassab era vice e completou minha gestão. Depois, ele se reelegeu por conta própria e fez seu mandato, mas permaneceu na linha que nós tínhamos fixado”, disse Serra a candidatos a vereador na semana passada.

O discurso da continuidade foi um dilema nas duas eleições presidenciais que Serra disputou e perdeu. Em 2002, candidato à sucessão do governo mal avaliado de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), escondeu o aliado e adotou como slogan a frase “continuidade sem continuísmo”. Em 2010, quando disputou com a presidenta Dilma Rousseff a Presidência, Serra tentou, inutilmente, ligar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: O Estado de S. Paulo
 

Obs. Foto adicionada por este Blog Guerrilheiro Virtual do Bessinha no site do Conversa Afiada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”