No próximo mês de outubro o 18º Congresso do Partido Comunista Chinês.
Nele, serão eleitos sete dos nove membros que compõem o comitê
permanente do Politburo - conforme explica Ricardo Bacelette no trabalho
"Eleições na China em 2012: reflexos nas mudanças sócio econômicas",
publicado na revista do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas
Aplicadas).
O fortalecimento das lideranças provinciais
Há dois órgãos de poder na China: o Comitê Permanente, composto por 25
membros; e o Politburo, com 9 membros. Em 1992, dos 25 membros do Comitê
Central, 50% possuíam experiência em liderança provincial. Em 2007,
76,6%. Atualmente, dos 9 membros do Politburo, 8 exerceram liderança
provincial.
Esse aumento de influência das províncias é reflexo das políticas
adotadas pela China a partir de 1993. Os governos provinciais ganharam
autonomia e, em meados da década de 1990 foi lançado o programa Grande
Desenvolvimento Ocidental, destinado a desenvolver o oeste da China.
Hoje, na China, convivem dois modelos
O modelo globalizado
O modelo globalizado é representado pela província de Guandong e seu
líder Wang Yan. É umbilicalmente ligada ao modelo global de produção,
como "oficina do mundo".
Wang concedeu relativa liberdade à imprensa e tem estimulado a
organização sindical. Em 2010 houve greve dos trabalhadores contra as
multinacionais, que permitiu ganhos de salário de 30 a 40%. A greve foi
apoiada por Wang.
Apesar do sucesso econômico, no plano social o modelo deixou a desejar.
Houve enorme avanço no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Mas a concentração de renda aumentou de forma expressiva.
Em 1998, a renda dos 10% mais ricos era 7,3 vezes superior à dos 10% mais pobres. Em 2007 saltou para 23 vezes.
Parte dessa concentração se deve ao salário pago aos altos executivos:
cerca de 128 vezes superior ao de um trabalho industrial médio, no caso
das estatais; e ainda maior no caso das empresas privadas.
O modelo de desenvolvimento interno
O contraponto a Guandong é o modelo de Chongqing, liderado originalmente
por Bo Xilai - e fruto da conquista do oeste empreendida nos anos 90.
Atualmente, Bo Xilai é carta fora do baralho depois de ter se envolvido
em problemas de corrupção, ser deposto do cargo e expulso do PC.
Nos últimos anos superou a média nacional de crescimento de renda. Em
2008 cresceu 14,9% contra 9% de crescimento da China. Mesmo depois da
eclosão da crise internacional, continuou crescendo a taxas de dois
dígitos.
Xilai era o que se poderia denominar, por aqui, de político populista.
Sua sensibilidade para com os problemas da população, no entanto, abriu
espaço para uma experiência inédita. O modelo desenvolvido teve maior
participação do investimento e consumo doméstico, fortes incentivos ao
crédito das famílias e das empresas e políticas sociais expressivas.
Na China, as exportações equivalem a 32% do PIB; em Chongqing, a 7,6%.
Em 2007, o investimento correspondeu a 62% do PIB, contra 42% da China.
Em 1998 o PIB per capita da província era de 4.684 yuans, contra 6.038 da média nacional. Em 2010 atingiu 27.366 yuans.
Apesar de Bo Xilai ser carta fora do jogo, o modelo de Chongqing conquistou adesões.
Luis Nassif
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