Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sem-terra se formam em Direito; Lula parabeniza

 formatura direito
No sábado passado (11), a Universidade Federal de Goiás (UFG) formou a primeira turma do curso de Direito composta exclusivamente por assentados pela reforma agrária. Cinquenta e seis sem-terra formavam a turma, batizada de Evandro Lins e Silva. O grupo recebeu uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saudando os novos bacharéis.
 
O curso de bacharelado em Direito ocorreu por meio de uma parceria envolvendo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), a Via Campesina, o MST, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG).

Trata-se do resultado de uma luta histórica dos movimentos sociais camponeses pelo acesso à educação.Do total de formandos, 12 já passaram no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Lula enviou uma carta parabenizando o grupo. “Essa cerimônia é um dos símbolos de um País que oferece oportunidades para todos”, diz Lula na carta, divulgada pelo site do MST.

“É o começo de um futuro ainda melhor para quem tem origem em uma família de trabalhadores. E eu fico ainda mais contente ao ver uma universidade pública dando esta possibilidade”, comentou o presidentena carta. As despesas na UFG foram bancadas pelo Incra, com o um custo de R$ 200 mil por ano.

O curso teve o mesmo currículo do ensino regular de Direito, mas teve com maior frequência a discussão de temas como a violência no campo, transgênicos e trabalho escravo. Os formados deverão trabalhar para os movimentos sociais dos quais fazem parte, já que um compromisso de cinco anos com seus assentamentos foi previsto no edital do vestibular.

O Ministério Público Federal de Goiás entrou com uma ação contra o curso no mês passado, procurando fechá-lo, mas a peça foi rejeitada pelo Tribunal Regional Federal.

Em sua carta, Lula apontou como a formação dos alunos poderá contribuir para transformação do Brasil em um lugar de oportunidades e de justiça social. “O diploma que vocês recebem hoje é parte da construção de um Brasil mais justo e solidário”, afirma ele.

Fonte: Rede Brasil Atual

Do O TERROR DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”