Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Unasul divulga hoje documento sobre situação política do Paraguai

País foi suspenso do bloco por ter rompido com cláusula democrática durante processo de impeachment contra Fernando Lugo

O Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) prepara para esta terça-feira (14/08) a emissão de um comunicado sobre a crise instaurada no Paraguai após a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em 22 de junho. Representantes dos 11 países (a exceção é o Paraguai) analisaram documentos sobre a situação política no território paraguaio e apresentarão uma avaliação sobre o assunto.

A Unasul, assim como o Mercosul, suspendeu temporariamente o Paraguai sob o argumento de que é necessário restabelecer a ordem no país. Os líderes sul-americanos têm dúvidas sobre a forma como Lugo foi submetido ao processo de impeachment, que ocorreu em menos de 24 horas. Para os líderes, não houve tempo hábil para ele se defender.

O documento sobre a situação no Paraguai será apresentado hoje pelo secretário-geral da Unasul, Ali ​​Rodríguez (Venezuela), e pelos representantes da Argentina, Rodolfo Mattarollo, da  Bolívia, Juan Carlos Alurralde, do Brasil, Guilherme Patriota, da Colômbia, Horacio Serpa, do Chile, Arturo Fermandois, e pelo  embaixador do Uruguai no Paraguai, Juan Enrique Fischer. Guiana e Suriname também estão representados.

No Paraguai, as atenções estão voltadas para a reunião do Conselho da Organização dos Estados Americanos (OEA), no próximo dia 22, como informa a Presidência da República paraguaia. O representante do Paraguai na OEA, Hugo Saguier Caballero, disse estar confiante e que as expectativas “são boas”.

"[A reunião no dia]  22 ocorre exatamente dois meses [depois da destituição de Lugo] e o país vive em paz e em tranquilidade, sem qualquer inconveniente. Vocês são testemunhas do que acontece em nosso país”, disse o embaixador paraguaio.

*Com informações da Prensa Latina, agência pública de notícias de Cuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”