Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Haddad sobe, Serra e Russomanno caem, mas Datafolha vem suspeito


A pesquisa Datafolha de intenção de voto para prefeitura de São Paulo, mostrou apenas oscilações, com Haddad (PT) subindo 1 ponto, Russomanno (PRB) caindo 3 pontos e Serra (PSDB) caindo 1 ponto.

Com isso os resultados da pesquisa estimulada ficaram:

Russomanno (PRB): 32% (tinha 35% no Datafolha anterior)
José Serra (PSDB): 20% (tinha 21%)
Haddad (PT): 17% (tinha 16%)
Chalita (PMDB): 8% (tinha 7%)
Soninha (PPS): 5% (manteve o mesmo percentual)
Paulinho (PDT): 1% (manteve)
Giannazi (PSOL): 1% (manteve)

Como a margem de erro é de 3% Serra e Haddad estão em empate técnico, se a pesquisa estiver certa.
 
Mas, estranhamente, a rejeição variou bem mais do que a intenção de votos. A rejeição de Serra subiu 4 pontos (atingindo incríveis 46%). Seria a entrada de FHC na campanha? Seria a má idéia de trazer o mensalão tucano para o centro da propaganda eleitoral na TV?
 

Russomanno ficou 4 pontos mais rejeitado, subindo de 12% para 16%. Haddad oscilou um ponto para cima, de 18% para 19%.

Se a a Rejeição de Serra e Russomanno somadas subiu 8%, causa estranheza Serra só ter caído um ponto nas intenções de voto, e Haddad só ter subido 1 ponto, o que levanta suspeitas sobre a qualidade da pesquisa. Segundo o diretor do Datafolha, os votos foram para os indecisos, em branco e nulo, que passou de 12% para 16%.


Simulação de segundo turno:


Haddad 46% x 39% Serra

Russomanno 54% x 31% Haddad
Russomanno 57% x 30% Serra

Em relação ao último Datafolha, Haddad tirou 3 pontos de diferença em relação a Russomanno, na simulação de segundo turno.

A pesquisa foi feita nos dias 10 e 11, portanto ainda não captou plenamente o efeito das inserções na TV com Dilma e Lula (vídeo abaixo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”