Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Senadores prestam solidariedade a Vanessa contra agressão

A sessão do Senado desta quarta-feira (12) acabou se transformando num ato político de solidariedade à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), candidata à prefeita de Manaus. Na terça-feira (11), antes do debate da TV Em Tempo, ela sofreu agressões de cabos eleitorais supostamente ligados ao candidato Arthur Virgílio Neto (PSDB) que jogaram ovo e cuspiram na candidata. A senadora levou fotos ao plenário do grupo de pessoas de onde partiu a violência.
 
“Foi um ato planejado, um ato que partiu de um grupo que foi para a frente da emissora de forma organizada, (...) a serviço de um candidato concorrente, portava bonecas que representavam bruxas, cartazes denegrindo a minha imagem e ovos na mão (...). Sofri uma agressão como nunca a cidade de Manaus viu nos últimos tempos”, discursou a senadora.
 
Ela expediu um ofício ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para que reforce um pedido de apuração feito à polícia e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas. 
 
“Não compreendemos como possa ser vítima de uma agressão dessa natureza, porque ela não só a atinge, mas atinge todos nós e o País, porque os costumes políticos que levam a esse tipo de procedimento realmente denigrem o próprio País, onde estamos assistindo, e temos assistido sempre, à festa da democracia, que têm sido as eleições. Senadora Vanessa, a senhora teve a solidariedade da Casa, de todos nós, e acredito que terá do povo amazonense”, disse Sarney, após outros se posicionarem.
 
Primeiro a prestar solidariedade, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), lembrou que os amazonenses não têm a tradição de um povo truculento e agressivo. “Não conheço isso na história de 30 anos da vida pública do Amazonas”, reagiu.

Denúncia

Ao prestar solidariedade à colega, o senador Magno Malta (PR-ES) fez uma denúncia: “Quero dizer ao Brasil e à senadora que o que estão preparando para ela ou o que tentavam preparar é absolutamente pior. Tenho recebido no meu gabinete telefonemas. E já recebi uma equipe de gravação, vinda de Manaus, para me gravar, dizendo-me que eu deveria fazer uma palavra, falando tão somente que eu afirmava que a senadora Vanessa Grazzotin era a favor do aborto”, acusou. “Nunca conheci a senadora como abortista. E, se fosse, eu não o faria”.
 
“Receba de mim este apoio. Eu precisava revelar em plenário os convites e os apelos que tenho recebido, dizendo o seguinte: se você gravar isso e entrar no ar em Manaus, acaba a campanha de Vanessa Grazziotin. Isso é muito indigno, senhor presidente!”, protestou Malta.
 
O ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM), que apoia o candidato do seu partido em Manaus, fez o que ele considerou o primeiro pedido ao governador Omar Aziz para que a Secretaria de Segurança do seu governo “instale imediatamente uma investigação para apurar os responsáveis por esse ato desonesto cometido contra a senadora Vanessa”.
 
A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), que assume hoje (13) como ministra da Cultura, reagiu com indignação: “E eu digo uma coisa, senador Eduardo Braga: alguém que faz isso com uma adversária – com qualquer adversário, mas com uma adversária – perdeu a eleição ali! Eu acredito que nós temos que ser respeitados como políticos, e mulheres políticas têm que ser respeitadas muito mais! Toda a minha solidariedade, senadora Vanessa, e tenho certeza de que o povo de Manaus saberá honrá-la”.
 
Ainda prestaram solidariedade à senadora, Ana Amélia (PP-RS), João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”