Há algo que não bate na compra da Webjet pela Gol. Ou o CADE (Conselho
Administrativo de Direito Econômico) está muito errado ou a Gol deu um
tiro no pé.
O setor aéreo atravessa uma fase complicada. Há um duopólio – TAM e Gol –
e três entrantes disputando mercado – Avianca, Azul e Trip –
praticamente nas mesmas rotas.
Nos últimos anos, houve uma corrida insana de Gol e TAM pela conquista
do mercado. Saíram na frente ampliando a oferta antes do aumento da
demanda.
A estratégia funcionou enquanto o mercado cresceu. Com o base de 2008 e,
agora, com a queda em 2011 – somada ao aumento dos combustíveis
(reflexo da alta do dólar) – as duas empresas passaram a acumular
prejuízos gigantescos. Seu nível de ociosidade bateu nos 30%, algo
incompatível com o modelo de aviação de baixo custo adotado pela Gol e,
agora, seguido pela TAM.
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Nesse contexto, a Webjet entra em crise, há um leilão e é arrematada
pela Gol. Em seguida, a Gol fecha a empresa e absorve suas rotas. A
ideia inicial é que a operação se constituiu em uma prática
anti-concorrencial, de redução da oferta, que acabou aceita pelo CADE.
No entanto, as explicações do CADE sobre o acordo fechado com a Gol
induzem a pensar que a companhia aumentou a oferta sem garantia de
aumento da demanda.
***
De acordo com as explicações de Ricardo Machado Muniz, conselheiro do
CADE que deu o parecer pró-aquisição, foram analisados os seguintes
aspectos concorrenciais:
1. Havia 100 rotas superpostas da Gol e da Webjet, todas elas expostas à
competição com as quatro companhias de alcance nacional – TAM, Azul,
Trip e Avianca.
2. Constatou-se que os concorrentes dispõem de capacidade técnica,
organizacional e escala para ocupar qualquer espaço aberto pela Gol.
3. Consultada, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) respondeu que,
em média, a autorização para novas rotas leva 30 dias; no máximo, 60
dias.
4. Pontos mais delicada: a infraestrutura portuária. A Anac informou que
em 19 aeroportos existiam slots (espaço e hora para aterrisagem)
disponíveis no montante idêntico àquele controlado pela Webjet pelo
prazo de uma hora (tempo máximo para embarque e desembarque de
passageiros).
Em dois, não havia essa possibilidade: Congonhas e Santos Dumont, com
restrições graves de oferta, com mais de 95% de ocupação – contra 60%
dos demais.
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No caso de Congonhas, a Webjet controlava slots apenas no sábado e
domingo, dias de boa ociosidade. Assim, o problema maior era no Santos
Dumont.
Pelo acordo firmado com o CADE, a Gol se comprometerá a operar em Santos
Dumont com 82% da sua oferta de assentos. Caso contrário, terá que
devolver os slots da Webjet para a Anac.
Para operar sem prejuízo, ou aumenta a demanda ou terá que colocar avião no ar praticamente sem passageiros.
***
Ocorre que, ao acabar com a Webjet, a Gol deixou os clientes livres para escolher entre as cinco companhias remanescentes.
Portanto, a não ser que esteja apostando em uma recuperação rápida do
mercado, a Gol pode ter dado um tiro no pé, algo surpreendente depois
das trombadas dos últimos anos.
Faltam mais elementos para entender a lógica dessa operação.
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