Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aécio quer presidir o PSDB. E o Serra?


Neste feriadão, dirigentes tucanos de Minas Gerais lançaram formalmente o nome do senador Aécio Neves para a presidência nacional do PSDB. A convenção que elegerá o novo comando da sigla está prevista para maio do próximo ano, mas as bicadas no ninho já estão violentas. Alguns caciques até propuseram um nome “neutro” à direção da legenda para evitar o confronto direto entre o mineiro e o paulista José Serra. Mas a proposta parece que não vingou e agora o discurso é de “unidade” em torno do cambaleante presidenciável.
 
Segundo a Folha, “o senador é a principal aposta dos tucanos para disputar a Presidência da República em 2014. A ideia é usar o espaço institucional que ele teria como presidente da sigla para antecipar a sua apresentação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Como comandante do PSDB, Aécio poderá usar 40 propagandas semestrais na TV a que o partido tem direito para divulgar suas plataformas”. A Folha serrista também garante que até os tucanos paulistas já aceitaram o mineiro no comando da legenda.
 
Na sua mineirice, Aécio Neves nega a articulação para que assuma o cargo. Sua assessoria garante que ele não está “pleiteando” o cargo e que não “tomará nenhuma decisão sem antes consultar FHC, Sérgio Guerra, o governador Geraldo Alckmin e José Serra”. A manobra interna, porém, já tem o apoio do atual presidente da sigla, deputado Sérgio Guerra. “Se depender de mim, Aécio será meu sucessor”. E ela já foi oficializada pelo presidente do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana, em artigo publicado no jornal O Tempo.
 
“Poderíamos culminar na convenção nacional com a eleição de Aécio Neves para a presidência do partido, apontando claramente, sem nenhuma ambiguidade, que o PSDB travará o bom combate em 2014”, escreveu na segunda-feira. A dúvida é se a “ambiguidade” será realmente superada num partido dividido e que patina na crise. Muitos tucanos ainda desconfiam da viabilidade eleitoral do cambaleante presidenciável mineiro. E, apesar da dura derrota sofrida em São Paulo, o vingativo Serra ainda tem força na legenda.
 
Em março passado, ainda no processo de montagem das chapas para as eleições paulistanas, o prefeito Gilberto Kassab, fiel aliado do tucano paulista, chegou a afirmar que “Serra prefere Dilma a Aécio”. Tudo indica que se tratava de mais uma intriga política no jogo de alianças para a prefeitura, mas a fofoca revela bem o clima de conflagração e total desconfiança no ninho. Sentindo-se isolados no comando do PSDB, Serra e os seus serristas poderão adotar posições inesperadas e agressivas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”