Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cuba entre os países que mais investem no ensino, segundo a Unesco.

 
CUBA se encontra na 16ª colocação, numa lista elaborada pela Unesco, na qual se avalia o investimento no ensino em nível global e o índice de desenvolvimento desse setor. O arquipélago antilhano aparece acima dos Estados Unidos, que ocupam a 25ª colocação.

Ao apresentar o Relatório de Acompanhamento da Educação para Todos, o diretor do escritório de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe, Herman van Hooff, salientou que Cuba lidera a região nesse tema.

De acordo com o documento citado pela Prensa Latina, depois de Cuba, na região aparecem Aruba, na 40ª posição; e a Argentina na 43ª. A Venezuela e a Bolívia — países que recebem colaboração cubana, no setor educacional — se colocam na 58ª e na 74ª colocação, respectivamente.


O relatório refere que a média da despesa pública no ensino, na América Latina e no Caribe, é de 4,1% a respeito do Produto Nacional Bruto (PNB), contudo este costuma flutuar entre 3% no Uruguai e 9,3% em Cuba, o que reflete — disse — os diferentes níveis de desenvolvimento econômico e os diversos graus de compromisso com os programas educacionais.

“A Unesco denuncia a existência de 61 milhões de crianças no mundo todo, sem acesso ao ensino primário, 47% das quais nunca vão recebê-lo”, assegura. E expõe a situação extrema de regiões como África Subsaariana e Ásia Meridional.

Assevera que a pobreza é a causa principal da pauperização do ensino no mundo todo. E neste sentido assinala o descumprimento do compromisso de financiamento, assumido pelos países mais desenvolvidos do mundo, durante a Cúpula do G-8, em 2005, na Escócia, Reino Unido.

Esta décima edição do relatório da entidade da ONU enfatiza, igualmente, na necessidade de providenciar às novas gerações de diferentes competências básicas, transferíveis e técnico-profissionais, para encarar o futuro.

Tal direito asseguraria aos jovens a preparação imprescindível para obter um emprego digno e participar plenamente da sociedade do futuro, indicou Van Hooff. (Extraído do CubaDebate)
 
Fonte: GRANMA 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”