Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dilma foi, mas não foi

  :
Discreta, a presidente Dilma Rousseff atendeu à posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, sem esboçar qualquer emoção. Acabou chamando atenção pela cara fechada, mais eloquente do que qualquer discurso

247 - Quando o ministro Joaquim Barbosa foi ao Palácio do Planalto convidar a presidente Dilma Rousseff para sua cerimônia de posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu-se a polêmica: diante do tratamento rígido que o relator da Ação Penal 470 reservou aos petistas envolvidos no processo, Dilma deveria ou não comparecer ao evento?
Especulou-se, à época, sobre pressões dentro do PT e até do ex-presidente Lula para que ela não fosse à cerimônia. Contudo, enquanto chefe do poder Executivo, a opção de não ir à posse de Barbosa nunca esteve posta à presidente (a não ser que ela tivesse um belo motivo para justificar o envio de um representante em seu lugar). Ainda assim, ela parece ter dado um jeito de não comparecer, mesmo tendo sentado ao lado de Barbosa durante toda a cerimônia.
Mais do que discreta, a presidente fez questão de não aparecer em praticamente nenhuma foto sorrindo. Ao contrário do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), também não trocou cochichos com Barbosa. Dilma passou a cerimônia inteira de cara fechada e são raros os cliques que conseguiram flagrar um esboço de sorriso no rosto da presidente. Sem discursar, ela falou de forma eloquente por meio do restrito gestual. A mensagem foi sutil, mas está dada.

Do 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”