Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LULA RECEBE NOVAS HOMENAGENS DO CANADÁ E ESPANHA

LULA RECEBE DO CANADÁ PRÊMIO NELSON MANDELA DE DIREITOS HUMANOS

De José Maria Tomazela, do “O Estado de S. Paulo”

Lula recebe prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos
Premiação reconhece contribuição do ex-presidente para a inclusão social e o combate à fome
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na terça-feira, 6, o prêmio “Nelson Mandela de Direitos Humanos”, concedido pela “Canadian Auto Workers” (CAW), a “Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva”. A entrega ocorreu na sede da “Confederação Nacional dos Metalúrgicos”, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A entidade canadense mantém relações de correspondência com a brasileira “Central Única dos Trabalhadores” (CUT). Lula participou da abertura da “Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica” e discursou no evento.

Durante a entrega, foi apresentado um vídeo com saudação do presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, para quem o prêmio é reconhecimento à contribuição do ex-presidente do Brasil para a inclusão social e o combate à fome. "Você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia", diz Lewenza na gravação. Lula também discursou no evento.

O prêmio, oferecido a cada três anos a uma personalidade mundial, foi concedido a Lula em agosto deste ano. Como a agenda do ex-presidente não permitiu a viagem ao Canadá, a entrega foi transferida para a cidade onde Lula reside.”

FONTE: reportagem de José Maria Tomazela, do “O Estado de S. Paulo”. Transcrita no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-recebe-premio-nelson-mandela-de-direitos-humanos).
COMPLEMENTAÇÃO:
O PRÊMIO INTERNACIONAL DE CATALUNHA (ESPANHA) RECEBIDO POR
Do “Brasil 247”

“FHC só recebeu prêmios como "bom acadêmico". Já Lula, os recebeu por ter sido bom presidente, é bom que se repita, já que há uns desmemoriados por aqui.

LULA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DA CATALUNHA
“Ex-presidente venceu por unanimidade o prêmio, que tinha a concorrência de 177 personalidades. O motivo foi a luta de Lula pelo crescimento econômico do Brasil e para "erradicar a pobreza e a miséria" durante seus dois mandatos

O governo autônomo da Catalunha, na Espanha, anunciou, no dia 2 nov., que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o vencedor do 24º “Prêmio Internacional Catalunha” 2012. A informação foi divulgada pelo “Instituto Lula”.

O ex-presidente venceu por unanimidade a eleição, na qual concorriam 177 personalidades de 57 países. Durante o anúncio do prêmio, o presidente do governo catalão, Artur Mas, disse que a escolha de Lula foi motivada pela luta que o ex-presidente travou em seus dois mandatos pelo crescimento econômico do Brasil e para "erradicar a pobreza e a miséria" do país.

Na cerimônia, foi lida uma carta em que Lula manifesta "alegria e orgulho" pelo prêmio. "[O prêmio é] uma conquista que reforça a minha convicção na importância de lutar por uma sociedade mais justa e democrática, sem fome e sem miséria", diz o ex-presidente na carta.

De acordo com o “Instituto Lula”, o júri, presidido pelo escritor e filósofo Xavier Rubert de Ventós, também elogiou a política adotada pelo ex-presidente, “a serviço de um crescimento econômico justo, que colocou seu país à frente da globalização”.

O “Premio Internacional Catalunya” é concedido anualmente desde 1989 a personalidades internacionais dos meios político, econômico e cultural. Entre os homenageados anteriores incluem-se os ex-presidentes ou primeiros-ministros Jimmy Carter, dos Estados Unidos, em 2010; Vaclav Havel, da República Tcheca, e Richard von Weizsacker, da Alemanha, em 1995; Jacques Delors, da França, em 1998; os intelectuais Edgar Morin, da França, em 1994, Karl Popper, da Áustria e naturalizado britânico, em 1989, e Claude Lévi-Strauss, da França, em 2005.”

FONTE: do “Brasil 247”. Transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-premio-internacional-de-catalunha-recebido-por-lula). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”