Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Unidade em defesa do povo palestino

Por Patrícia Benvenuti, no jornal Brasil de Fato:

O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi marcado por uma grande mobilização pelas ruas de Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (29). A atividade foi a abertura oficial do Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorre nesta semana na capital gaúcha.

A marcha saiu do Largo Glênio Peres, no centro, reunindo movimentos sociais e organizações que participam do Fórum temático. A caminhada seguiu pela avenida Borges de Medeiros com destino à Usina do Gasômetro, onde as entidades realizaram um ato em apoio à causa palestina.

Durante o ato, ativistas de diferentes países destacaram a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que concedeu à Palestina nesta quinta-feira o status de Estado observador. Entretanto, frisaram que será necessária muita luta e resistência para garantir que as leis internacionais sejam cumpridas e os direitos do povo palestino, respeitados.

A marcha ganhou a participação de movimentos sociais e sindicais que também realizaram protestos nesta quinta-feira, como a Marcha dos Sem, mobilização que ocorre todos os anos no Rio Grande do Sul, e um protesto de professores da rede estadual de ensino por reajuste salarial.

As atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre ocorrem até sábado (1º) em diversos pontos de Porto Alegre. A programação inclui conferências, oficinas, seminários e diversas ações autogestionadas. Segundo os organizadores, é esperada a participação de cinco a seis mil pessoas, oriundas de 36 países.

Mais informações e a programação do evento estão disponíveis na página oficial do evento, http://wsfpalestine.net/pt-br.
 
Obs. Foto ilustrativa adicionada por este blog.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”