Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os submergentes da classe A/B

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Muito tem se dito sobre a ascensão da classe C, mas ninguém observou até agora um movimento paralelo: o estranho fenômeno do descenso das classes mais altas. Não em termos financeiros, mas de empobrecimento do espírito dos que ocupam o topo da pirâmide, nos modos, nas atitudes, na maneira de viver. Os bem-nascidos já não são mais os chiques de outrora, os elegantes, os finos. Parece que, à medida que os emergentes sobem, acontece uma certa novo-riquização dos ricos, como se estivessem… submergindo. Os principais sintomas:

– Em vez de se orgulhar de ter chegado em ótima forma à idade madura por ser bem-cuidada, colecionar silicone, plásticas e botox.

– Em vez de automóveis clássicos como Mercedes e Jaguar, SUVs e carros velozes.

– Em vez de dirigir o próprio carro, ter motorista.

– Em vez de respeitar as leis do trânsito, transferir as multas para o motorista ou segurança.

– Em vez de férias em praias exclusivas do Nordeste, Cancún.

– Em vez de Paris, Miami.

– Em vez de ser chique por atitude, não importando a marca de roupas e acessórios, gastar uma fortuna em bolsas e sapatos de grife.

– Em vez de livros, bugigangas eletrônicas.

– Em vez de boa educação, trabalho –nas empresas da família.

– Em vez de arquitetura moderna, edifícios neoclássicos.

– Em vez de tomar vinho, harmonizar.

– Em vez de festas seletas, megaeventos (a palavra “mega”, aliás, não combina com gente fina).

– Em vez de clean, over.

– Em vez de obras de arte, jóias.

– Em vez da atitude blasé, chiquérrima, diante do mundo, o incômodo com as classes emergentes nos aeroportos e na vida social em geral.

– Em vez de discrição, ostentação.

– Em vez de fortuna, fama.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”