Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Com Lula e Rose, mídia quebra um tabu

:
Inaugura-se uma nova etapa no tratamento da mídia sobre casos extra-conjugais de políticos; ou a exceção para a quebra de um protocolo que valeu oito anos para Fernando Henrique e a jornalista Miriam Dutra, da Rede Globo, só está acontecendo porque não envolve o príncipe dos sociólogos mas o operário que era chamado de baiano?
 
Entre os anos de 1995 e 2003, quando governava o Brasil o príncipe dos sociólogos Fernando Henrique Cardoso, um dos segredos de polichinelo mais bem guardados do, digamos, Reino do Brasil era o antigo relacionamento extra-conjugal que o soberano mantinha com a jornalista Miriam Dutra, da Rede Globo. Com ela compartilhava, dizia-se à boca pequena, sem medo de errar, um filho. Todo o pavor do governante residia na revelação da relação, especialmente na emissora em que ela trabalhava, o que fez dele, na rudimentar geopolítica da corte, refém daquele e de outros grandes meios de comunicação. Com a não revelação do caso, FH ficou na posição de devedor de um favor para empresas como a Organizações Globo, que jamais conheceram tempos de vacas magras em sua governo. Nenhum dos espetaculares jornalistas da atual geração, esses sensacionais editores, colunistas e repórteres políticos que buscam incessantemente a verdade jamais escreveu uma linha ao menos sobre aquela situação da qual todos tinham conhecimento. O maior pool do mundo. Talvez fosse demolidor para Fernando Henrique ser pego na chamada vida dupla. Talvez nem fosse, mas o certo é que, durante seu principado, nada foi dito – e o que foi, também foi devidamente abafado. Criou-se uma relação de cumplicidade de mão dupla entre a grande mídia e o presidente. São felizes até hoje.
 
Agora é diferente. Não se se trata de um prícipe, mas, ao contrário, do velho e sempre disponível nessas horas sapo barbudo. E sem rodeios, patrocinando uma quebra de tabu secular na midia brasileira, Lula foi envolvido com sua "amante", como disse Augusto Nunes, "amiga íntima", na expressão da Folha de S. Paulo, e "mulher", como a própria Rose Noronha teria se apresentado no passado, segundo a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Mal se pensou duas vezes antes de se escancarar, em coro crescente, a informação. Claro, afinal, todos estão aqui para contar a verdade, apesar de todas as lacunas do passado.
 
Barões, cardeais, bispos e até coroinhas da mídia se unem neste momento em torno do mesmo julgamento moral ao ex-presidente. O tratamento jornalístico que vai sendo dado à atuação de Rose no escritório da Presidência da Repúblia já deriva para chafurdar a cara de Lula nessa lama o mais profundamente possível. Nenhum fato, um mísero sequer, apareceu até aqui para comprometer o ex-presidente com as reinações da, digamos, segunda dama, que é como ela se comportava, mas importa que exista a relação pessoal e esta logo se transporte para a esfera política. Quanto tempo vai durar a sangria, não se sabe. Mas tem tudo para ser longa, assim como são todos os banquetes com as vísceras de petistas para os vampiros midiáticos. Ainda mais sendo agora a do próprio Lula.
 
No 247

Do Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”