Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Lula: “O que mais machuca eles é o meu sucesso”

Em 2013, Lula vai para as ruas enfrentar os que governavam o Brasil desde Cabral

Saiu na Rede Brasil Atual:

São Bernardo do Campo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou há pouco que não se preocupa com os ataques dos quais tem sido vítima nas últimas semanas. “O que mais machuca meus adversários é o meu sucesso”, ironizou, referindo-se, sem fazer citações, a setores da imprensa e da oposição ao governo Dilma Rousseff, que têm usado declarações do empresário Marcos Valério visando a atingir o principal líder petista.

Em um discurso de aproximadamente 30 minutos, durante ato político de posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgcos do ABC, Rafael Marques, Lula falou muito sobre futebol e histórias da entidade que presidiu de 1975 a 1981 – e reservou a parte mais contundente para o final, ao anunciar a intensificação de sua atividade política na agenda para 2013. “No ano que vem, para alegria de muitos e tristeza de poucos, voltarei a andar por este país. Vou andar pelo Brasil porque temos ainda muita coisa para fazer, temos de ajudar a presidenta Dilma e trabalhar com os setores progressistas da sociedade”, declarou o ex-presidente.

“O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso”, reagiu Lula. “Às vezes eu compreendo a mágoa deles, que governaram este país desde Cabral”, ironizou. “Só existe uma possibilidade de me derrotarem: é trabalhar mais do que eu. Porque se ficar um vagabundo numa sala com ar-condicionado, falando mal de mim, vai perder.’

Rafael Marques assumiu o comando da entidade em lugar de Sérgio Nobre, que se dedicará exclusivamente à secretaria-geral da CUT. Durante o ato, o presidente da central, Vagner Freitas, disse que a “elite quer jogar no tapetão” e acusou setores do Judiciário e da mídia de “querer decidir” em nome do povo. “Se querem colocar a democracia em risco, vamos às ruas para defendê-la”, afirmou. “A elite brasileira não digeriu ainda o fato de o companheiro Lula ter feito o melhor governo da historia deste país. Há uma perseguição contra a democracia.”

Já o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos falou em sentimentos de “mesquinhez, avareza e raiva” em relação a Lula, a quem chamou de “patrimônio da classe operária e da sociedade brasileira e internacional”.

Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro defendeu, para 2013, “lutas e ações de massa que coloquem em pauta” temas como a democratização dos meios de comunicação e a criminalização da política. E criticou o Poder Judiciário, que “parece ser intocável”.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, também fez críticas ao papel da oposição. “Tentam tirar a luta do plano politico para o plano jurídico. Tentam criminar a politica e os movimentos sociais. mas não vão conseguir”, afirmou.

Crise

Lula também comentou a crise e disse que é preciso “pensar da forma mais positiva possível”. Para ele, tanto Dilma como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, têm “clareza” sobre o que deve ser feito. “A crise pode ter maior ou menor incidência no Brasil, dependendo das políticas”, afirmou, lembrando de quando, ainda presidente, foi à televisão pedir às pessoas que não parassem de consumir. Se dependesse dos jornais, comentou, ninguém iria às compras. “E as classes C, D e E consumiram mais do que as classes A e B.”

O ex-presidente reservou uma ironia para seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. “Teve um período em que achei que o Fernando Henrique preferia minha vitória à do Serra.” O raciocínio era de que Lula faria um governo fraco e permitiria a volta do próprio FHC, evitando ainda que o ex-candidato José Serra, vitorioso, pudesse “encher o saco durante oito anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”