Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A AMÁVEL “ENTREVISTA” (?) COM MARINA SILVA NO “RODA VIVA”

Por Fabio Soares
Comentário ao post "Considerações sobre o partido de Marina Silva"
“Sobre Marina Silva e sua nova agremiação - ainda postulada - acabo de ver a entrevista que deu ao “Roda Viva”. Algumas coisas chamaram-me a atenção:
1. A simpatia geral dos entrevistadores para com a entrevistada. Assim como sói ocorrer quando FHC é o entrevistado, praticamente não houve perguntas incômodas ou réplicas e tréplicas às muitas contradições entre seu discurso e mesmo sua biografia. Foram quase sempre todos tão amáveis. Não me recordo de ter ouvido alguém interrompê-la no meio de suas respostas (como quando um Franklin Martins ou José Dirceu foi o entrevistado, sempre impedido de responder e aparteado por vezes por dois ou três). Tudo muito suave, quase um chá das cinco.
2. Em conexão ao item anterior, a quantidade de menções que a entrevistada e seus entrevistadores fazem aos "quase vinte milhões de votos de 2010". Parecia um círculo de levantadores ladeando uma atacante de volleyball sempre a cortar todas as bolas. De sua boca, contei ao menos seis vezes em que fez menção a esse número mágico: os vinte milhões de 2010.
Não ouvi em momento algum as perguntas incômodas que gostaria de ter-lhe feito sobre esse número cabalístico: "- A senhora acredita que esses votos lhe foram dados por convicção e, portanto, lhe pertencem, ou crê que possa ter havido uma manipulação midiática com a finalidade de tirar votos da então candidata Dilma Roussef e, assim, garantir um segundo turno entre ela e Serra? Crê que, caso tivesse avançado ao segundo turno - hipoteticamente - com José Serra, a mídia teria sido tão afável com a senhora como foi no primeiro turno? Crê que esses votos lhe pertençam ou pertencerão nas próximas campanhas?"
3. O discurso oco, vazio. Os circunlóquios. O uso de um jargão, de um politiquês misturado a ambientalês, desprovidos de sentido prático, com a única finalidade de conferir forma ao que não tem conteúdo. A desconexão entre a utopia do discurso redentor das mazelas políticas por meio da aglutinação de pessoas virtuosas e a realidade do sistema político, em nossa plutocracia travestida de democracia representativa. Fiquei me perguntando se são "sustentáveis" esse partido e a sua sobrevivência política como protagonista. Com o perdão do trocadilho...
4. A pusilanimidade em dar nome aos bois quando instada a se posicionar sobre a AP470. Espero que jamais seja vítima das mesmas manobras que, agora, não teve a coragem de criticar.
5. As notáveis idiossincrasias entre o discurso e a praxis. Quer dizer que na “Rede” não há lugar para um Renan Calheiros mas o há para um Roberto Freire? Certo...
Por tudo isso, eis aí mais uma agremiação que não terá meu voto. Ironicamente, numa passagem em que Marina cita seu pai - cearense - em que dizia aprovar o nome "Rede Sustentabilidade", pois nordestino entende de rede e espera que a rede embale a nova agremiação, não tive como não me lembrar de Patativa do Assaré que, salvo engano, já dizia da relação entre o nordestino e a rede. Rede como o objeto onde é concebido, onde vive, onde procria e, ao morrer, onde é embrulhado (ou seria "embalado"?) ao descer os sete palmos. Desconfio que o "embalado" do pai de Marina refira-se à mortalha de uma agremiação natimorta.”
FONTE: portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-a-entrevista-de-marina-silva-no-roda-viva). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”