Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 6 de março de 2013

O jovem velho que é a cara do PSDB

O novo assessor pessoal de Alckmin é, aos 37 anos, ideologicamente senil.
Jovem velho
Jovem velho
O mundo é dominado, hoje, por uma crescente irritação com a assombrosa desigualdade social surgida nos últimos trinta anos.
 
Reagan, de um lado do Atlântico, e Thatcher, do outro, comandaram políticas que se espalharam em escala planetária e levaram ao célebre 1% versus 99%.
Era uma situação insustentável, como sempre acontece nos extremos de iniquidade. E então as respostas começaram a aparecer.
 
Sarkozy foi chutado na França. Romney deixou de ganhar uma eleição fácil, dada a crise econômica americana, por causa da indignação dos americanos em relação aos privilégios que ele tem e defende abertamente. Protestos varrem as principais cidades do mundo.
 
Isto é o que se chama, enfim, Espírito do Tempo. Na célebre palavra alemã, Zeitgeist.
 
Feito este introito, então observemos o que se passa no PSDB. Como um partido que teve algum tipo de sensibilidade social se ajusta aos ventos que empurram o mundo para a frente?
 
A resposta é: Ricardo Salles.
 
Alckmin consegue, neste momento, fazer o exato oposto do que deveria, como um líder influente dentro do PSDB.
 
Ele se junta a Serra e empurra com Salles, seu novo assessor particular, o PSDB rumo à direita selvagem da qual o universo está se despedindo com fanfarras. A humanidade repudia o que se plantou na década de 1980. O PSDB parece estar vivendo naqueles dias.
 
Salles é um jovem velho como uma daquelas senhoras de Santana. Defende, por exemplo, a ditadura militar. Ora, passado meio século do Golpe Militar, é fácil ver o que ele trouxe.
 
A ditadura destruiu a educação pública, o maior fator de mobilidade social. Extirpou conquistas trabalhistas, como a estabilidade no emprego depois de dez anos, e ao mesmo tempo proibiu greves. Isso levou a uma brutal concentração de renda.
 
O Brasil sofreu, sob os militares, uma política econômica parecida com a que Reagan e Thatcher espalharam internacionalmente.
 
O horror do legado de Reagan e Thatcher se estampou nos últimos anos. No Brasil, isso já ficara claro muito antes: o país se favelizou.
 
A ditadura defendeu os interesses de uma ínfima minoria – e os dos Estados Unidos, naturalmente.  A CIA não participou ativamente da conspiração por amor incondicional a figuras como Carlos Lacerda, Roberto Marinho e Golbery.
E então,  em pleno 2013, Alckmin se cerca de um secretário que é a negação do Zeitgeist.
 
E que por isso mesmo é um fracasso prematuro e irremediável: tentou em vão se eleger deputado estadual em 2010. Postou na campanha um vídeo com seu jingle no YouTube que arrebanhou, nestes anos todos, 951 exibições até esta amanhã.
 
É um número similar ao angariado habitualmente por Reinaldo Azevedo e amigos nos debates sobre o Mensalão no canal da Veja no Youtube.
 
FHC deve estar muito ocupado com a namorada 50 anos mais nova para se dar conta do melancólico, funéreo curso dado ao PSDB.
 
O PSDB, no qual votei a maior parte de vezes em minha vida adulta,  não é mais um partido, mas uma morgue de homens e ideias.
 
Paulo Nogueira No Diário do Centro do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”