Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 6 de março de 2013

Venezuela terá eleições em 30 dias; oposição pede união

:  
Nicolas Maduro é presidente interino; declaração foi feita pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, logo após a morte do presidente; "Foi o mandato que o comandante-presidente Hugo Chávez nos deu", disse; em comunicado, Henrique Capriles adota discurso conciliador: "fomos adversários, nunca inimigos. Esta é uma mensagem de respeito e solidaridade. É uma mensagem a todos os venezolanos, sem discriminações, sem exceções"

Da Agência Lusa
 
Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, anunciou hoje (6) que, em função da morte de Hugo Chávez na terça-feira (5), o vice-presidente, Nicolas Maduro, assumirá o cargo de presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições presidenciais. "Foi o mandato que o comandante-presidente Hugo Chávez nos deu", disse Jaua ao canal de televisão Telesur.

Jaua não especificou se a eleição seria realizada dentro de 30 dias ou se a data seria escolhida neste prazo. O governo da Venezuela e a oposição apresentaram, nos últimos meses, interpretações divergentes da Constituição no caso da morte de Chávez, que foi reeleito presidente em outubro.

O líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu as eleições para Chávez, pediu ao governo para "agir estritamente no âmbito do seu dever constitucional". A oposição defende que a Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, deve assumir a liderança do país no caso de morte do presidente.

Mas antes de ir para Cuba para uma nova operação de câncer em dezembro, Chávez disse que Maduro devia assumir o poder caso ele ficasse incapacitado.
A Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o poder se o presidente morrer antes de tomar posse do novo mandato. Chávez não compareceu à posse agendada para 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal aprovou um adiamento e decidiu que não haveria interrupção entre governos.

Oposição

Opera Mundi - O candidato derrotado por Hugo Chávez na última eleição venezuelana e possível adversário do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), Henrique Capriles, voltou à Venezuela e leu, ao lado de seus correligionários, um comunicado da coligação opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) sobre o falecimento do presidente.

"Presidente Hugo Chávez, fomos adversários, nunca inimigos. Esta é uma mensagem de respeito e solidaridade. É uma mensagem a todos os venezolanos, sem discriminações, sem exceções", disse o opositor, que também é governador do Estado de Miranda.

"Esperamos que o governo atue com estrito apego ao seu dever constitucional (...) Esta não é hora de diferenças, é hora de paz, é hora de união, de compromisso e de demostrar nosso profundo amor pela Venezuela.

"Venezuela pede a todos que estejamos à altura das circunstâncias. Com unidade, assumimos esse compromisso", afirmou.

Pouco antes, usou o microblog Twitter para comentar morte de seu arquirrival político.

"Minha solidariedade à toda a família e aos seguidores do presidente Hugo Chávez. Defendemos a união dos venezuelanos neste momento", escreveu, preferindo adotar um tom mais conciliador.

247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”