Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 20 de maio de 2013

AÉCIO ASSUME PSDB E DIZ QUE SIGLA ERROU AO ESCONDER FHC

Aécio, o novo presidente do PSDB, flagrado no RJ dirigindo aparentemente bêbado

Do portal tucano UOL/Folha:

Senador defende privatizações [aquelas que não conseguiram concluir nos governos FHC/PSDB, como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa etc] e afirma que disputa com o PT 'não será fácil'

Com fortes críticas a Lula e a Dilma, o tucano Aécio [provavelmente lembrando-se da privataria e do mensalão tucanos] usa bordão 'é possível fazer melhor', similar ao de eventuais rivais.


Admitindo que "não será fácil" desalojar o PT do poder [por causa da lembrança ainda viva no eleitor do passado nefasto dos governos FHC/PSDB], Aécio Neves (MG) assumiu a presidência do PSDB fazendo uma forte defesa do legado do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) -incluindo o tema tabu das privatizações.

Em meio a ataques aos governos Lula e Dilma Rousseff, Aécio deu um passo decisivo para pavimentar sua candidatura à Presidência em 2014, mas foi cauteloso para evitar melindrar correntes refratárias, como a de José Serra (SP), e aquelas que podem atrapalhá-lo, como a do governador Geraldo Alckmin (SP).

"Ainda não é hora de tratarmos disso", disse ele, ao ter o nome lançado por militantes. Para assumir o comando do PSDB, o mineiro teve apoio de 521 dos 535 delegados.

"Não será fácil a nossa trajetória. Não me iludo. Mas está longe de ser impossível", disse Aécio, secundado em discurso pelo padrinho político, FHC: "Nada é fácil. Não será fácil [nem] sequer a vitória."

Na plateia da convenção tucana, estavam os dois últimos candidatos do PSDB à Presidência, Serra (2002 e 2010) e Alckmin (2006), cujas campanhas procuraram esconder o ex-presidente.

Mais tarde, em carta que divulgou para o partido, Aécio fez não só uma defesa do legado de FHC, mas um mea-culpa: "Erramos por não ter defendido, juntos, todo o partido, com vigor e convicção devidos, a ‘grande obra’ realizada pelo PSDB” [parece que se referia à privataria e ao mensalão tucanos e aos enormes e duradouros malefícios que causaram à economia e à população brasileira].

TIME

A festa de sábado custou R$ 2 milhões “ao partido”, com grande aparato tecnológico em um centro de convenções em Brasília, e homenageou FHC. "Ninguém tem o time que o PSDB tem, a começar por FHC", disse Aécio [não se sabe se com autosarcasmo].

O tucano falou da estabilização de uma economia convulsionada pela hiperinflação, do Plano Real [obra do peemedebista Itamar Franco auxiliado pelo seu então ministro Ciro Gomes], da Lei de Responsabilidade Fiscal e dos "primeiros programas de transferência de renda" [em escala diminuta, quase particular].

E surpreendeu: "Somos o partido das privatizações que tão 'bem' fizeram ao Brasil" [a Justiça brasileira, inexplicavelmente, retarda a apuração dos beneficiados por esse “bem” auferido com a privataria].


Na última década, nenhum tucano com aspirações nacionais defendeu, de forma aberta, as privatizações, ação explorada pelo PT nas eleições de 2002, 2006 e 2010 como sinal de fraqueza.

Ressaltou, contudo, que o partido “nunca quis privatizar a Petrobras” -tema que deu dor de cabeça em 2006. [Considerando os fatos, nem mesmo os tucanos devem ter acreditado nessa afirmação de Aécio].

FHC também defendeu seu legado e apontou ressentimento do PT. "Por que não reconhecer o que foi feito, que foi feito para brasileiros, por brasileiros, para melhorar o futuro do Brasil?" [risos]

Apesar das críticas aos petistas, uma das imagens projetadas no imenso telão no evento com cenas de tucanos, mostrou FHC ao lado de Lula, na época de sindicalista.

O ex-presidente apontou que o PT "martela" sua visão de mundo, com ações de "desinformação e propaganda".

UNIÃO

Em meio à divisão do PSDB sobre 2014, Aécio disse que não assume um "partido esfacelado", mas "unido como nunca". O senador acenou ao grupo de Alckmin, apoiando sua proposta de ampliar o tempo de internação de adolescentes infratores.

Aécio fez duras críticas ao PT que, segundo ele, deixou o país "estagnado". "Se tivessem que comemorar dois anos [de governo Dilma], seria o pibinho ridículo, irrisório, vexatório", disse ele [Ver abaixo o gráfico do PIB antes de 2003 (governos Sarney, Collor e FHC/PSDB) e após 2003 (governo PT)]:

No discurso distribuído pelo PSDB, havia também um bordão que Aécio não repetiu: "É possível fazer melhor". No microfone, ele disse três vezes "é possível fazer" [?].

O mote se parece com o "é possível fazer mais" do governador Eduardo Campos (PSB-PE), bordão também explorado por Dilma Rousseff nos programas de TV do PT com seu "é possível fazer cada vez mais". Curiosamente, na disputa de 2010, Serra dizia: "O Brasil pode mais".

Outros oradores foram ainda mais inflamados. O governador goiano, [o tucano] Marconi Perillo [envolvido, segundo a PF, em ações ilegais com o criminoso Cachoeira e seu auxiliar Demóstenes (ex-DEM), usou de extrema modéstia e autoironia e], chamou Lula de "o maior canalha do país", relembrando o episódio em que diz ter avisado o petista do mensalão. Perillo também diz haver dedo do PT [e dos fatos apurados pela PF] nas suspeitas que o ligam ao empresário Carlinhos Cachoeira.“

FONTE: reportagem de Gabriela Guerreiro, Natuza Nery e Catia Seabra publicada no portal tucano UOL/Folha (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/109624-aecio-assume-psdb-e-diz-que-sigla-errou-ao-esconder-fhc.shtml). [Imagens do Google e trechos entre colchetes em azul adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”