Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Acabar com a reeleição é medo de eleger Dilma, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre reeleição durante participação nesta quinta-feira (18) do encerramento da Conferência Nacional "2003 - 2013: Uma nova política externa", na UFABC em São Bernardo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre reeleição durante participação nesta quinta-feira (18) do encerramento da Conferência Nacional "2003 - 2013: Uma nova política externa", na UFABC em São Bernardo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (18) que a tentativa de acabar com a reeleição é uma estratégia da oposição. "É muito engraçado porque não tínhamos reeleição. Com medo de mim, até reduziram o mandato para quatro anos. Agora estão com medo da Dilma se reeleger?", ironizou.

Partidos como o PMDB e o PSDB têm defendido a proposta do fim da reeleição, instrumento que foi aprovado em 1997 e utilizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Copiamos tanto os Estados Unidos e podíamos copiar nisso: ter uma reeleição e acabou", disse, depois de participar de um debate sobre política externa em uma universidade em São Bernardo do Campo (SP).

Lula minimizou a ideia frustrada sobre o plebiscito para a reforma política, mas disse que o tema é condição vital para mudar o país. "A gente nem sempre consegue o que quer, mas tem que brigar."

Apesar de reunir-se cotidianamente com a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente afirmou que não dá palpites no governo e não opina na escolha de ministros. "Já terminou meu mandato e agora só tenho que torcer para a Dilma fazer pelo Brasil as coisas que ela acha que tem que fazer", disse.

Retorno

Ainda sobre eleição, Lula voltar a negar a possibilidade de concorrer à Presidência em 2014. "Eu elimino porque tenho candidata: a presidenta da República", afirmou. Questionado sobre se recebeu empresários e políticos pedindo para que substitua a petista, Lula disse que as pessoas sabem que não adianta "bater na sua porta". "Acho que a companheira Dilma é uma extraordinária presidenta e uma extraordinária candidata. A gente tem que julgar o governante pelos quatro anos de mandato, e tenho certeza que a Dilma tem feito e vai fazer muito mais, por isso não vejo ninguém com as qualidades dela para ser presidenta deste país", afirmou.

A especulação sobre uma possível candidatura Lula ocorreu após a queda na avaliação do governo Dilma.

Protestos

O ex-presidente ainda culpou a oposição por parte dos protestos nas ruas. "Tem políticos da oposição que ficam dizendo que têm que melhorar a saúde, se esquecendo que no começo do meu mandato ajudaram a acabar com a CPMF e tiraram bilhões de reais da saúde", afirmou Lula, que se disse surpreendido com o poder de mobilização do Brasil.
Recomendou aos jovens e aos manifestantes que não neguem a política - "a pior coisa que pode acontecer".

"Não existe nenhuma experiência em que a negação da política teve resultado", afirmou. Também pediu para que não neguem os partidos. "Não é de hoje que a gente vê em vários países do mundo as coisas acontecerem e as pessoas colocarem a política no ralo da podridão. Isso aconteceu no século passado, há 20 anos, sempre foi assim", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”