Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 29 de julho de 2013

EUA proíbem divulgar latinos que fizeram Escola do Terror

 
A SOA Watch, organização que vigia e denuncia irregularidades na antiga Escola das Américas (SOA em inglês), atualmente denominada Instituto de Cooperação e Segurança do Hemisfério Ocidental (WHINSEC em Inglês), liberou um comunicado informando que o governo dos Estados Unidos recorreu da decisão da juiza Plyllis J. Hamilton, que obrigava a WHINSEC a divulgar o nome dos soldados latino-americanos que receberam treinamento nas suas instalações. 
 
Segundo a SOA Watch só a decisão de apresentar apelação e já “desmascara” o discurso do presidente Obama, que afirmava que seria o governo mais transparente da história. O comunicado afirma que a SOA Watch e as organizações de Direitos humanos seguirão lutando contra a negativa do governo de fornecer informações e contra o segredo que rodeia a Escola.
 
“O Pentágono sabe que a entrega dos nomes dos que recebem treinamento na academia militar levaria a mais revelações das atrocidades que se são cometidas. O pentágono está lutando para manter essa informação em segredo”, afirmou o fundador da SOA Watch, o padre Roy Bourgeois.
 
Torturas, extorsão e execução
 
Em 1996 a Escola das Américas ganhou destaque quando o Pentágono publicou manuais de treinamentos usados na academia militar que recomendavam aos soldados aplicar tortura, extorsão e execução. Centos de alunos da antiga SOA foram acusados de violações aos direitos humanos e na formação de esquadrões da morte.
 
Entre os alunos que frequentaram a Escola das Américas estão 11 ditadores, entre eles Jorge Videla da Argentina, Hugo Banzer da Bolívia, o general Ríos Montt da Guatemala. Graduados da SOA lideraram o golpe de Estado na Venezuela em 2002 e o golpe de Estado em Honduras em 2009; outros seguem participando do comando das forças armadas na Colômbia, México e em outros países da América Latina.
 
O caso agora vai para a Corte de Apelações do Nono Circuito, um tribunal federal dos EEUU, com jurisdição de apelação sobre o Distrito Norte de Califórnia. A SOA Watch pedirá à Corte a defensa do valor da transparência e o direito do público a conhecer a lista de soldados que recebem treinamento do Exército dos Estados Unidos.
 
Dia 9 de agosto serão realizados jejuns e ações em comemoração aos 30 anos da primeira ação contra o treinamento de soldados latino-americanos em território estadunidense.
 
No GGN 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”