Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 24 de julho de 2013

MAIS MÉDICOS NEGROS - DE BRANCO, SÓ OS BRANCOS !

"TEMAS ESPINHOSOS"
ONDE ESTÃO OS MÉDICOS NEGROS NO BRASIL ?

PODE PROCURAR

Apenas para a reflexão dos prezados leitores, PEÇO UMA OLHADINHA na foto que ilustra o post, e depois, uma passada pelas matérias que inundam a INTERNET noticiando protestos dos médicos e estudantes de medicina. Procurem com LUPA, para ver se encontram algum médico NEGRO, algum estudante de medicina NEGRO.

É só para dar início à abordagem de uma série de TEMAS ESPINHOSOS. Se a MEDICINA é uma profissão exercida no Brasil quase que totalmente por pessoas brancas, e no país a população é composta por 50% de negros, há evidentemente algo de muito errado. 

Apesar das queixas, quase todas muito justas, todo mundo quer ser médico. Pelo filtro imposto via condições de ensino, com as diferenças entre escolas públicas e privadas, o acesso aos cursinhos preparatórios, e, finalmente, o processo de provas, são os mais preparados (abastados) que conseguem chegar lá. Quem sobra e tem recursos, vai pagar R$ 10.000,00 de mensalidade numa Faculdade particular. Com o PROUNI - FIES - passou-se a ter alguns jovens pobres e remediados furando o "bloqueio", sem contar é claro com os muito esforçados, inteligentes acima da média e vocacionados, que sempre conseguiram entrar. 

Muito da dificuldade de encontrar médicos para trabalhar em áreas distantes, periferias e, portanto, fora do 'agito' das metrópoles, vem daí, da formação quase que exclusiva de médicos oriundos da elite da sociedade brasileira. 

Eu conheci e lidei nos últimos 30 anos com um médico residente e três médicos do staff, negros, num universo de 300 RESIDENTES (10 por ano) e corpo clínico formado por aproximadamente 250 profissionais (eram 400 - vejam o tamanho da perda). E, além de tudo, faz-se necessário o registro - Desses quatro médicos negros, eu não sei quantos eram de família pobre - o que só aprofunda a gravidade do problema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”