Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O povo despreza a elite porque a elite despreza o povo


por Fernando Brito

É impressionante a incapacidade da elite brasileira de compreender que um país é de seu povo.

Mais: que um país É seu povo.

Povo, para ela, não é a primeira, mas a terceira pessoa: são eles, não somos “nós”.

Hoje, O Globo segunda o Estadão e proclama: “há obstáculos insuperáveis (ao plebiscito sobre a reforma política) de duas ordens: de tempo e em relação ao conteúdo da consulta, ambos condicionados a preceitos constitucionais“.

Ah, sim, obstáculos insuperáveis.  De tempo, porque temos um moderníssimo sistema de urnas eletrônicas – estão compradas e guardadas, prontinhas – que, claro, precisa de muito tempo para ser programado para registrar um sim ou não a cinco ou seis perguntas, distribuídas para os locais já definidos e experimentados em n eleições, para mesários que já estão nos cadastros dos tribunais eleitorais…

Se fossem os arcaicos papéis – cédulas de votação, coloquei aí na imagem uma, dos atrasados EUA para vocês lembrarem – e as pré- urnas dava tempo, o problema é que é informatizado, aí demora. A não ser que seja na “ditatorial” Venezuela, onde – também com urnas eletrônicas – Hugo Chávez morreu em 5 de março e as novas eleições foram em 14 de abril… Deu tempo, né?

Mas voltemos ao que diz O Globo:

“Como o prazo legal para a promulgação das novas regras vencerá em 5 de outubro – a um ano das eleições -, deputados e senadores contarão com menos de um mês para metabolizar o resultado do plebiscito, transformá-lo em projetos, discuti-los, emendá-los ou não, e aprová-los. Só em velocidade supersônica.”

Velocidade supersônica tipo essa que usaram para aprovar, em uma semana,  o agravamento da penas por corrupção, a PEC 37,  a “ficha-limpa” para servidores e tantas outras que “acordaram” quando as manifestações bateram – literalmente e sem bons-modos – à porta do Congresso?

Os deputados e senadores não podem ir preparando, afinando e discutindo os projetos enquanto o povo decide em que direção quer ir e estar prontos para colocar em plenário e votar aquilo que emanar da vontade popular? Fariam o que, enquanto isso, nada?

Mas os “obstáculos”, diz O Globo, são maiores: a ignorância do povo…

“O outro obstáculo – o conteúdo da consulta – parece também insuperável. A obscuridade do tema está refletida nos itens sugeridos pela presidente Dilma ao Congresso, a quem cabe formular as questões do plebiscito: “misto restrito” (financiamento de campanha), “distrital puro” (sistema eleitoral), e por aí vai.”

Complicado, não é?

O tal “misto restrito” não fica fácil dizendo que é que tem fundo partidário – como já tem hoje – e apenas se proíbe o dinheiro de empresas, além de limitar em um valor a doação de pessoas físicas?  E o “distrital puro” não fica simples quando se diz que se elege o mais votado em cada região?

A campanha para Presidente na TV tem 22 ou 23 dias, porque são 45 no total, dia sim, dia não. Não é o bastante?

Mas aí é que vem a receita global: desde quando é para dar confiança ao povo?

“Quanto tempo será necessário para tornar o eleitorado “suficientemente esclarecido” sobre assuntos que para a grande maioria parecem falados em língua extraterrestre? É sensato concluir que o tema não é adequado para plebiscitos. Talvez um referendo, e em 2016.”

Talvez um referendo… Em 2016…E olhe lá…Lambam os beiços…

Quando lhes serve para atacar o Governo é o povo exigindo nas manifestações, a voz das ruas…

Na urna, aí não pode. Não dá tempo e o povo “é burro”.

Mas, sejamos justos, O Globo não é muito diferente de nossas elites políticas. O povo, para eles, é um ente distante, que só serve para legitimar os seus privilégios e poderes, uma massa destinada a ser consumida pelos interesses econômicos e amassada pelas suas conveniências políticas.
Se o povo cobra, dizem: devo, não nego, pago quando puder.

Porque precisamos respeitar o lazer e o descanso de suas excelências, deputados, senadores, juízes, etc…E o porque “vocês não entendem nada disso”, não podem decidir senão quando “os educarmos” bem direitinho.

Temos elites que desprezam o povo brasileiro.

Natural, portanto, que o povo brasileiro as despreze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”