Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Plebiscitos X Referendos

'Julinho da Adelaide'
A diferença entre plebiscitos e referendos
 
Plebiscito e referendo são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
 
Ambos estão previstos no art. 14 da Constituição Federal e regulamentados pela Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998. Essa lei, entre outras coisas, estabelece que nas questões de relevância nacional e nas previstas no § 3º do art. 18 da Constituição – incorporação, subdivisão ou desmembramento dos estados –, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo. Nas demais questões, de competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o plebiscito e o referendo serão convocados em conformidade, respectivamente, com a Constituição Estadual e com a Lei Orgânica.

Como o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta, a oposição e velha mídia farão de tudo para emplacar o referendo porque querem incluir o voto distrital e manter o financiamento privado de campanha. Referendo é roubada.

O plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, o povo escolhe as opções antes dos deputados. É melhor.



A velha mídia e a oposição querem o referendo. É golpe. Os políticos decidirão os temas a serem escolhidos pelo povo. É tudo o que eles querem para empurrar com a barriga, ganhar tempo para se reelegerem novamente. Além disso, corre o risco do povo, por pirraça, rejeitar as propostas dos políticos e adiar ainda mais a decisão. É tudo o que os políticos querem. Além disso, eles não querem o financiamento público de campanha que nivelará todos os candidatos.

O Plebiscito o povo decide, antes dos políticos, quais temas deverão ser abordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”