Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais Médicos: 54% aprovam vinda de estrangeiros

:
 Pesquisa Datafolha revela aumento na aprovação de contratação de médicos estrangeiros para trabalhar em regiões remotas do País; índice passou de 47% no fim de junho para 54% na semana passada; da mesma forma, caiu a rejeição ao programa anunciado há pouco mais de um mês, de 48% para 40%; ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que foi alvo de protestos e chegou a ser chamado de "Judas" pela classe médica, pode dizer que valeu a persistência; programa vai ganhando a aprovação dos brasileiros
 
247 – De alvo de protestos da classe médica, o programa Mais Médicos, anunciado pelo governo federal há pouco mais de um mês, começa a ganhar a aprovação dos brasileiros. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira 12 revela que aumentou a aprovação da população em relação à medida que prevê a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar em regiões remotas do País.
 
O índice de aprovação passou de 47%, no final de junho, para 54% no último levantamento, realizado entre quarta e sexta-feira da última semana. Da mesma forma, caiu o índice de rejeição ao programa, que passou de 48% em junho para 40%. O Datafolha entrevistou 2.615 pessoas de 160 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
 
A maioria (60%) que aprova as iniciativas do programa é da região Nordeste do País, uma mostra de que a população que convive no dia a dia com a falta de médicos aprova a contratação de mais profissionais, mesmo que sejam de outros países. A primeira rodada de contratações do programa atendeu a 6% da demanda municipal. A nova chamada é para médicos estrangeiros: Espanha, Argentina e Portugal são, pela ordem, os mais numerosos na lista de incrições. 
 
Alvo de críticas 
 
O programa foi recebido por uma avalanche de críticas e foi alvo de manifestações da classe médica em diversos estados brasileiros, mas agora vai revelando sua aceitação em meio à população geral – a iniciativa já era aceita pela população mais carente, assim como por prefeitos de municípios que necessitam dessa categoria de profissional. A pesquisa divulgada hoje pela Folha revela que, daqui em diante, a tendência é que a aprovação só cresça. 
 
Bandeira 
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virou boneco de Judas dos médicos que protestaram nas ruas do País e disseram sentir-se traídos pelo governo federal. Num evento no Maranhão, um grupo chegou a virar as costas para o ministro. Mas agora Padilha pode respirar com mais alívio, depois de ter persistido na importância da proposta. O programa pode vir a ser sua bandeira na candidatura ao governo de São Paulo em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”