Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

AGU derruba decisão do Cremec e garante atendimento de saúde no Ceará

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a legalidade do registro provisório para médicos estrangeiros atuarem no programa "Mais Médicos para o Brasil". Com a decisão, a liminar obtida pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) perdeu a validade e a entidade será obrigada a proceder o cadastros dos profissionais, como determina a Medida Provisória nº 621/2012 e o Decreto nº 8.040/2013.
 
O pedido foi apresentado pessoalmente pelo Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, em audiência com o Presidente do TRF5, Desembargador Federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, na tarde desta quarta-feira (11/09) em Recife/PE. Durante o encontro foi protocolado o pedido de suspensão de liminar da decisão de primeira instância favorável ao conselho de medicina cearense.
 
A decisão garante a viabilidade do programa no Ceará, o que vai permitir levar profissionais a mais de 60 municípios que não possuem médicos. A estimativa é que apenas no estado, cerca de 3,7 milhões de pessoas sejam beneficiados pelo Programa, que vai oferecer atendimento básico de saúde.
 
Os advogados da AGU alertaram na ação, que o Ceará é o estado com um dos menores índices de médicos por mil habitantes. Enquanto a média nacional é de 1,8 médicos por mil habitantes, o estado tem apenas 1,05 médicos/mil habitantes, a 7ª pior média nacional.
 
Por esse motivo, a Procuradoria Regional da União (PRU5), que elaborou a peça, sustentou que o "Mais Médicos" busca levar, para localidades com sérias dificuldade de fixação e provimento de médicos, uma assistência imediata na atenção básica feita por profissionais nacionais ou estrangeiros que aceitaram participar de um programa.
 
Para amenizar os problemas do estado do Ceará, o Programa destinou cerca de 800 vagas para atender a demanda de 150 municípios brasileiros que aderiram ao Programa. "Isso representa uma população de 3.336.000 pessoas que aguardam a chegada desses médicos", sustentou os advogados públicos.
 
A AGU lembrou que essas vagas foram oferecidas, como determina a regulamentação do "Mais Médicos", em primeiro lugar, a médicos brasileiros. No entanto, somente 106 médicos brasileiros terminaram o processo de inscrição e escolha dos municípios. Desses, somente 35 efetivamente iniciaram suas atividades na localidade no dia 02 de setembro.
 
Diante da realidade demonstrada pelo levantamento realizado pela Advocacia-Geral e pela Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, é que o Ceará é uma das prioridades do "Mais Médicos. No estado estão previstas para serem abertas, até 2017, mais de 400 vagas em cursos de medicina e outras 500 para residência. Além disso, por meio do projeto, o governo está reformando e ampliando as unidades básicas de saúde que vão receber mais de R$ 32 milhões em investimento. Serão construídas, ainda, outras 310 unidades.
 
Registro Provisório
 
Na ação, os advogados públicos explicaram que por ser o "Mais Médicos para o Brasil" um projeto voltado para o aperfeiçoamento profissional seria dispensável a revalidação do diploma expedido por instituição de ensino estrangeira. O principal motivo, de acordo com a peça, é que os profissionais em intercâmbios só poderão atuar nas atividades do programa e suas práticas estarão sob permanente monitoramento de entidade acadêmica supervisor.
 
Além disso, a AGU defendeu que para a implementação da política pública que visa o aperfeiçoamento do profissional por meio do mecanismo de integração ensino-serviço, no âmbito da atenção básica à saúde, a União resolveu adotar um regime específico para o desenvolvimento das atividades pelos participantes, regulamentado pela MP 621/2013 e pela Portaria Interministerial nº 1.369/2013.
 
Casos semelhantes
 
Em pelo menos 13 ações a Advocacia-Geral da União comprovou a legalidade do registro provisório para atuação de médicos estrangeiros no país. As vitórias garantiram a implementação do projeto e o atendimento básico de saúde a milhares de brasileiros que moram nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe.
 
No Distrito Federal, os advogados conseguiram afastar pedido de suspenção da obrigação do cadastro dos intercambistas em ações ajuizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Federação Nacional de Médicos (Fenam).
 
A legalidade do programa também foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em processos protocolados pelo deputado federal, Jair Bolsonaro e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
 
Decisão
 
O Presidente do TRF5 concordou com os argumentos da AGU quanto a importância do programa "Mais Médicos para o Brasil" para atender uma necessidade imediata do estado do Ceará. O Desembargador levou em consideração a carência de profissionais de saúde no estado. "Caso mantido o comando judicial, ora contestado, restaria seriamente comprometida, na medida em que os dados apresentados revelam a penúria em que se encontra a referida unidade da federação em tema dessa natureza, de fundamental importância para a vida do cidadão", destacou.
 
A decisão alerta, ainda, para o fato de os médicos brasileiros inscritos no programa terem se recusado a atuar nos municípios cearenses carentes de profissionais. "Das 834 vagas ofertadas pelo Projeto Mais Médicos para o Ceará, abertas a partir da demanda de 150 municípios que aderiram ao programa, somente houve o interesse de 106 médicos brasileiros, dos quais apenas 35 iniciaram suas atividades".
 
O desembargador reconheceu os argumentos da AGU de que a liminar emitida pela Justiça Federal representa grave lesão à Ordem Pública. "É evidente que, em se tratando de suspensão de programa destinado a implementar uma política pública endereçada a melhorar o sistema de saúde pública, a sua sustentação, pura e simples, sem apreciação jurídica definitiva, causa grave lesão à saúde pública, rendendo ensejo, por conseguinte, à suspensão aqui solicitada", pontuou.
 
Uyara Kamayurá
No AGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”