Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lula, maior dirigente sindical do mundo, envia mensagem a encontro sindical estadunidense


 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem para a convenção da central sindical americana AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais) em que fala de sua trajetória de sindicalista, das conquistas do povo brasileiro nos últimos 10 anos e das dificuldades atuais dos sindicatos americanos. O vídeo, uma resposta ao convite da central para que falasse no evento, foi exibido ao final do encontro, que foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro.

Lula contou aos sindicalistas americanos as dificuldades de fazer sindicalismo no Brasil em tempos de ditadura e falou da criação do Partido dos Trabalhadores: “Em 1980 nós criamos um partido político porque descobrimos que de 513 deputados, apenas dois eram trabalhadores”.

O ex-presidente relembrou sua trajetória política para mostrar que, apesar de ter perdido três eleições para presidente, estava convencido de que eu precisava chegar à Presidência para mostrar que é possível um trabalhador governar um país do tamanho do Brasil”. Sobre seu mandato, ele ressalta que “o maior legado que eu pude deixar na Presidência foi a relação que eu estabeleci entre governo e sociedade”.

Para Lula, “o trabalhador não existe apenas para bater palmas para os outros. Ele existe para ser aplaudido”, deve ser um protagonista da política, não apenas um eleitor. O ex-presidente também falou das dificuldades enfrentadas pelos sindicatos americanos na relação com governos e empresas que tentam dificultar a sindicalização de trabalhadores nos Estados Unidos: “eu não imaginava que isso pudesse acontecer na maior democracia do mundo”.

Veja o vídeo completo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”