Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Navios russos vão monitorar situação na costa síria

 
Os navios de desembarque da Frota do Mar Negro e Báltico, Novocherkassk e Minsk, assim como o navio de reconhecimento da Frota do Mar Negro, Proazovie, partiram para uma missão no Mediterrâneo a partir da base naval de Novorosisk.
 
Enquanto o Novocherkassk e o Minsk seguem para o Mar Mediterrâneo como integrantes do ‘rodízio’ da força-tarefa naval russa permanente no local e que, segundo planejado, irá permanecer até meados de setembro, o Proazovie foi enviado para a região a fim de obter informações sobre a situação na costa síria.
 
“Essa é uma prática comum para qualquer frota em caso de escalada da tensão em determinada área oceânica ou marítima. A situação em torno da Síria vai ser acompanhada integralmente e com muita atenção”, informou uma fonte do Estado-Maior.
 
Entre as embarcações de diferentes frotas russas atualmente no Mediterrâneo estão os navios de desembarque Almirante Nevelskii, Peresvet e Aleksandr Chabalin, a corveta Neustrachimi, além de embarcações de apoio. Além disso, já chegou à região a grande fragata Almirante Panteleev, que abriga o comando operacional da Marinha russa na região.
 
Nos próximos dias, o esquadrão receberá ainda a grande fragata da Frota do Norte e o cruzador de míssil Moskva da Frota do Mar Negro, conhecido na Otan como o “porta-aviões assassino”. Com a chegada do cruzador em meados de setembro, o comando operacional da unidade multifrota da Marinha Russa passará do Almirante Panteleev para ele, e o Moskva se tornará o navio capitânia da linha de acostamento no Mediterrâneo.
 
A Marinha russa explica que parte do esquadrão do Mediterrâneo está sendo ajustada “para corresponder aos diferentes possíveis cenários de desenvolvimentos dos acontecimentos” na região.
 
“As nossas forças no Mediterrâneo Oriental são suficientes para resolver as tarefas acima colocadas. Para um acompanhamento integral da situação na área, temos navios de reconhecimento e de combate da Marinha russa. Juntamente com as forças submarinas, já são capazes de ter forte influência na situação militar que se formou”,declarou um porta-voz da Marinha.
 
Paralelamente, o Ministério da Defesa russo ressaltou que a principal tarefa da unidade naval russa permanente no mar Mediterrâneo é o “monitoramento abrangente da situação aérea, marítima e submarina da região” e que não existem quaisquer planos de participação ativa dos navios de guerra russos em operações militares no Mediterrâneo.
 
Fonte: Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”